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Usuários reclamam de serviços das operadoras de internet móveis e fixas

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05/04/2017 09h33

Já não é novidade que as reclamações mais comuns são a falta do serviço, a cobertura precária, as cobranças indevidas e os transtornos ao ligar no 0800

Patrícia Miranda

Em uma sociedade que está intensamente interligada, a tecnologia possibilita o contato e diminuiu a distância entre o emissor e o receptor. Essa comunicação é realizada através das inúmeras formas de telecomunicações, como a telefonia, o rádio, a televisão, a internete entre outros e nesta quarta-feira (05) é comemorado o Dia das Telecomunicações.

E como hoje (05), é Dia das Telecomunicações, o Perfil News conversou com alguns usuários de telefonia no Estado, para verificar se eles têm a celebrar a data ou pedir melhorias.

O consultor de vendas, Wagner Venialgo disse que 90% de todo o seu trabalho está ligado ao celular, pois viaja o Estado todo. “Atendimento ao cliente e minha vida pessoal estão ligados a ele e na segunda-feira (03) a operadora estava um caos. Em outros vários momentos já tive problemas com ela (operadora), diversos na verdade”, esclareceu.

Ele comentou que já esteve no Procon para reclamar, mas que acabou desistindo de obter um resultado. “Já estive lá uma vez, mas sem muito resultado. Disseram que iriam notificar a operadora, porém até hoje sem retorno, aí não procurei mais. As brigas são constantes nos terminais de atendimento”, comentou o morador de Campo Grande.

Quando questionado em relação à cobertura ele foi enfático em dizer que não pode contar durante as viagens. “Fora a falta de cobertura que é precária, ainda mais eu que vivo na estrada”, lembrou.

TRABALHO PREJUDICADO

Para o jornalista Pedro Zadyr Mascarenhas Robaldo Junior, a internet é vital para o seu trabalho, já que possui um jornal online. “Sofri durante meses com a oscilação do sinal. Quase não conseguia trabalhar, utilizei muito o Jornal para cobrar, tentei internet via rádio até do Paraguai ia mandar instalar, quando, de repente, tudo se acalmou e estabilizou”, relatou o morador de Ponta Porã.

Pedro manifestou sua indignação através do 0800 da empresa, mas sem retorno imediato. “Luta diária, ligações intermináveis no 0800 empresarial que deveria ter atendimento diferenciado. Falavam que estava tudo normal e que não havia nada errado, me fizeram trocar fiação do telefonedo poste até o modem, mas continuava ruim”. O transtorno não gerou um custo extra, mas segundo ele, teve perda de tempo, impossibilidade de trabalhar, pois algumas sugestões de reportagens vêm através de redes sociais.

COBRANÇA INDEVIDA

Em Dourados, o professor universitário Antonio Pires disse que está passando por transtornos em relação à utilização da internet do celular. “A internet está sempre ruim, o sinal oscila muito. Às vezes atrapalha, pois preciso enviar e-mail ou mensagens”, disse.

Ele comentou que passou por embaraços com uma operadora de telefonia, quando morou no Paraná. “Já processei por cobranças indevidas, a qual fui ganhador e recebi uma indenização. Me cobraram por um serviços de som, o qual nunca contratei”, falou.

PROCON

De acordo com o coordenador do Procon de Três Lagoas,Mohamed Youssef El Jaruuche, o órgão está a disposição para todas as reclamações. “O consumidor é mais vulnerável e estamos para orientar, ajudar e defender os interesses. Todos passamos por problemas relacionados à telefonia. Tentamos conciliar ao máximo, mas caso não seja possível iremos na justiça”, disse.

De acordo com dados repassados pela instituição ao Perfil News, durante o período de 01/01/2016 a 31/12/2016, juntas às quatro maiores operadoras de telefonia corresponderam a 1.206 reclamações, ou seja, 42,6%.

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