Início Notícias Projeto cultural apoiado pela Fibria homenageia os 102 anos de Três Lagoas...

Projeto cultural apoiado pela Fibria homenageia os 102 anos de Três Lagoas (MS) com pinturas em placa de celulose

0

19/06/2017 15h04

Produção artística integra o projeto Arte no Bairro, iniciativa realizada pela Casa da Cultura em parceria com a Fibria

Redação

Em vez de se transformar em papel, a celulose produzida pela Fibria virou instrumento de arte para dar vida à criatividade de 60 jovens que homenagearam os 102 anos de Três Lagoas (MS). As obras de arte integram o projeto Arte no Bairro, iniciativa realizada há sete anos pela Casa da Cultura em parceria com a Fibria.

Com o tema “Colorindo Três Lagoas”, os alunos fizeram uma releitura de fotos históricas que integram o livro Dama em Preto e Branco. Registradas pelo promotor de justiça Adão Levorato, as fotos mostram o início da criação da cidade, bem como a arquitetura e paisagens que hoje já não existem ou que foram transformadas pela ação do tempo.

“O intuito dessa exposição é homenagear o aniversário de Três Lagoas e também mostrar a visão particular de cada jovem no que se refere às cores utilizadas, pois como eles não viveram nos anos em que as fotos foram feitas, a criatividade fluiu de modo brilhante e resultou nesta exposição vibrante”, diz a artista Nilva Barrozo, coordenadora da Casa da Cultura.

Os alunos aprovaram a escolha do tema e, principalmente, a liberdade que tiveram para decorar as placas de celulose. “Foi uma experiência muito legal, pois ficamos livres para escolher as cores que queríamos. Pudemos passar para a tela nosso pensamento ou nosso desejo para determinadas imagens da cidade”, diz a estudante Camila Martins dos Santos, de 12 anos, que pintou a primeira construção da Catedral da cidade, quando era apenas uma pequena igreja.

A estudante Sofia Arantes, de 15 anos, pintou a imagem de pessoas caminhando próximas ao coreto da praça. Segundo ela, no início foi difícil imaginar todas as cores e transmiti-las para a tela, mas como Sofia diz ser apaixonada por arte, logo conseguiu vencer essa barreira e transferiu toda a sua criatividade para a placa de celulose. “Eu sempre gostei de pintar, principalmente aquilo o que eu sinto. Esse projeto acabou sendo muito importante, porque sou apaixonada por arte e aqui é onde eu consigo expressar isso”, disse Sofia.

Serviço

A exposição “Colorindo Três Lagoas” está em exibição na Biblioteca Municipal Rosário Congro e deve permanecer até o final do mês. As visitas podem ser feitas em horário comercial.

Sobre o projeto Arte no Bairro

Desenvolvido pela artista plástica Nilva Barrozo, o projeto consiste em incentivar a arte por meio da pintura em diferentes bairros da cidade. Para este projeto, a artista utiliza a técnica pioneira da pintura a óleo sobre placa de celulose. Durante as aulas, são abordados temas como história da arte, estilos e movimentos artísticos que permitem aos alunos expressarem sua criatividade dentro de cada tema proposto.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1.056 mil hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no terceiro trimestre de 2017. Saiba mais em Fibria.

(*) Assessoria de Comunicação Fibria

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile