Início Notícias Geral Macron propõe redução de um terço no número de deputados e senadores...

Macron propõe redução de um terço no número de deputados e senadores franceses

0

04/07/2017 08h40

Em uma sessão extraordinária do Parlamento francês, convocada no Palácio de Versailles, Macron definiu as prioridades de seu mandato presidencial e propôs uma série de reformas.

Da redação

O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou nesta segunda-feira (3), durante uma sessão extraordinária bicameral do Parlamento francês, que pretende “mudar” as instituições do país.

Entre as outras medidas, Macron quer reduzir de um terço o número de deputados e senadores no Parlamento. Atualmente, a Assembleia Nacional francesa conta com 577 deputados e o Senado 348 senadores.

Em uma sessão convocada no Palácio de Versailles, Macron discursou em frente aos deputados e senadores franceses definindo as prioridades de seu mandato presidencial de cinco anos.

O mandatário pediu para “acabar com a proliferação legislativa”, de modo que a ação do Parlamento possa concentrar-se em avaliar e controlar as leis que já foram aprovadas, em vez de levar adiante novos textos.
O presidente francês anunciou que pretende utilizar o instrumento do referendo popular se as reformas que ele propõe não sejam votadas pelo Parlamento dentro de um ano.

Macron prometeu eliminar o estado de emergência até o próximo outono europeu (primavera no Brasil). “Eu vou restaurar as liberdades dos franceses eliminando o estado de emergência no outono, porque essas liberdades são a condição para a existência de uma democracia forte”, afirmou o mandatário francês.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile