Início Notícias Estado 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea de Três Lagoas realiza solenidade em comemoração...

3ª Bateria de Artilharia Antiaérea de Três Lagoas realiza solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira

0

16/11/2017 09h28

A população poderá conferir ao meio-dia incineração de bandeira inservíveis entregues ao Batalhão até amanhã (sexta-feira).

Da Redação / Secom Três Lagoas

Em homenagem ao Dia da Bandeira Nacional, a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizará no próximo domingo (19), as 11h, na praça Ramez Tebet, solenidade em alusão a Bandeira Nacional.

Além de entrega de medalhas, hasteamento do Pavilhão Nacional e do canto do Hino a Bandeira, a população poderá conferir ao meio-dia, a incineração das bandeiras inservíveis. Segundo a administração, as bandeiras devem ser levadas até sexta-feira (17) ao quartel da Bateria Jaguar para serem preparadas para a cerimônia.

A incineração acontecerá ao meio-dia em razão da bandeira ter sido hasteada neste horário em 1889. Segundo o Major da 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, Rafael Salgado da Silva, a bandeira republicana, adotada em 1889, nos evoca os ideais, as aspirações e as crenças comuns. “Mais do que manifestar respeito, orgulho e patriotismo, vibramos ao enxergá-la, expressivo Símbolo Nacional, com os olhos do coração. Sentimos que ela sobrepaira a todos os brasileiros reunidos, fraternalmente, num só coração, independente da cor da pele ou do credo religioso”, ressalta.

HISTÓRIA

Tecida nas cores verde, amarelo, azul e branco identifica a riqueza, a exuberância da terra e o propósito pacífico de seus filhos. Cores e símbolos são raízes que remontam às Casas Reais dos Braganças e dos Bourbons, ao antigo Império Lusitano, ao Descobrimento do Brasil e ao despertar da consciência nacional nascida com o Nosso Exército em Guararapes.

Como lema nacional traz “a Ordem e o Progresso”, inspirado na expressão do “amor como princípio, da ordem como base e do progresso como meta”. Por meio de um Press Release, o Exército se refere a Bandeira como unidade que representa e da soma que corporifica a grandeza da livre e democrática Alma Brasileira. A História do nosso atual Auriverde Pendão, guarda uma sintonia com a História da Pátria.

Ainda segundo o documento, a República Federativa do Brasil, proclamada em 15 de Novembro de 1889, tem, na sua Bandeira, raízes da Independência, sobretudo com a Esfera Armilar substituída, no Segundo Império, pelo globo azul celeste, que espelha do nosso País o enorme conteúdo hídrico, territorial, marítimo e, sobretudo, toda uma singular e altiva população. Segundo o documento enviado pelo exército dá-se Destaque, ainda, as estrelas representativas dos Estados Federados e, da Cruz trazida nas caravelas de Cabral, o significativo e sagrado Cruzeiro do Sul, a iluminar e abençoar a fervorosa e única sociedade do Brasil.

Para a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, a nossa Bandeira, em seu histórico percurso, mais que representa o espaço geográfico e seu potencial, faz pulsar, a cada tempo, a concórdia, a solidariedade, a harmônica convivência dos Poderes, o sentimento de justiça, o respeito e aceitação aos diferentes, o cuidado com o meio ambiente e o fundamental requisito da paz conquistada, construída e preservada para sustentar o crescimento do País com operosidade, Ordem e Progresso. “Bandeira idolatrada, altiva a tremular, onde a liberdade é mais uma estrela a brilhar”.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile