Início Notícias Estado Primeiro dia movimentado na semana do novembro azul de Brasilândia

Primeiro dia movimentado na semana do novembro azul de Brasilândia

0

22/11/2017 07h46

A ação é promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde

Redação

Começou na última segunda-feira (20), a Semana em alusão ao Novembro Azul em Brasilândia. A ação é promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
No primeiro dia, a equipe atendeu 30 pacientes no ESF II e 25 no Postão.
Para atender o público masculino, a Saúde trabalhará em horário diferenciado, das 17h às 20h30.

Os homens terão a oportunidade de realizar uma consulta médica, verificação de pressão arterial, atualização da carteira de vacinação, teste rápido e exame de PSA (exame de sangue usado como ferramenta para diagnóstico da presença do câncer de próstata) e orientações de saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a estimativa foi que no ano passado 61.200 novos casos surgiram no país. Em 2013, foram registrados 13.772 mortes.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
“É preciso a prevenção, or isso nossa preocupação, uma vez que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte”, salientou o prefeito de Dr. Antonio Thiago.

(*) Assessoria de Comunicação

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile