Início Notícias Geral Três milhões de pessoas serão ressarcidas por perdas das cadernetas de poupança

Três milhões de pessoas serão ressarcidas por perdas das cadernetas de poupança

0

17/12/2017 08h20

Redação

Das dez milhões de pessoas que entraram na Justiça pedindo o ressarcimento das perdas das cadernetas de poupança causadas pelos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990, apenas três milhões serão beneficiadas, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo informações da

Agência Brasil, a estimativa do órgão é que cerca de 65% dos poupadores a serem beneficiados são idosos. Outro dado, da Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo), dá conta de 20% dos poupadores podem ter falecido. Os recursos ficarão para os herdeiros, caso comprovem o vínculo.

Em sua página da internet, o Idec informa que está atualizando os dados cadastrais de seus associados para organizar a agenda de atendimento e as orientações sobre o acordo dos planos econômicos. O instituto explica ainda que enviou um e-mail aos associados e ex-associados com um link para o formulário onde essas informações devem ser atualizadas até amanhã, dia 17.

Segundo o Idec, cinco milhões de pessoas perderam o direito de receber indenizações, de acordo com uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por terem procurado a Justiça até cinco anos após o prazo.

O acordo assinado na terça-feira, dia 12, entre poupadores e bancos é relativo às correções da poupança durante os planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991).

(*) Extra

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile