Início Notícias Estado Aplicativo reúne informações sobre saneamento básico de todo o Brasil

Aplicativo reúne informações sobre saneamento básico de todo o Brasil

0

29/06/2018 07h24

Atlas traz quadro dos municípios e prevê medidas a serem adotadas para garantir a melhoria dos serviços; app também permite entrar em contato com a Agência para relatar problemas

Gisele Berto

A situação do tratamento dos esgotos e dos abastecimentos das cidades do Brasil pode ser conferida a partir de agora pelo celular ou tablet. A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o aplicativo Atlas Água e Esgoto, disponível para download gratuito na Play Store e na App Store. Por ele é possível conferir, em detalhes, a situação do saneamento básico por município, estado e região.

Apesar disso, os dados são antigos. De acordo com o aplicativo as informações são de 2013. Ao consultar Três Lagoas, por exemplo, temos a informação de que a cidade tinha, nessa data, a necessidade de ampliação do sistema de tratamento de água e que seria preciso investimento de R$ 840.091,88 para atender à população projetada até 2025. Na aba que trata de Esgotos é possível saber que 37% da população ainda não tinha acesso a coleta nem a tratamento de esgotos e o mesmo número, 37%, tinham acesso a ambos, enquanto 26% tinham fosse séptica em casa.

De acordo com o diretor de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Marcelo Cruz, a intenção é que, com o aplicativo, a sociedade tenha informações para reivindicar melhoras. “Além disso, o aplicativo tem um caráter educativo ao indicar os sistemas produtores e mananciais de abastecimento em cada município, já que provavelmente a maioria dos brasileiros não sabe de onde vem a água que consomem nas cidades”, avalia o diretor. As informações que estão disponíveis no Atlas são as seguintes:

Esgotos

Sobre os esgotos, o aplicativo mostra a carga gerada, coletada e tratada. O corpo d’água que recebe o remanescente da carga orgânica e sua capacidade de diluição. Também é possível conferir a população atendida pelos serviços e quanto o município precisa investir para universalizar e assegurar a adequada coleta e tratamento de esgotos em cada município até 2035.

Abastecimento

Em relação ao abastecimento, o Altas traz informações sobre o prestador do serviço, o manancial de abastecimento do município e o sistema produtor de água. Ele ainda informa se o manancial e o sistema produtor de águas são suficientes ou se o município precisa de uma alternativa para atender a população projetada até 2025.

Comunicação

Por meio do aplicativo também será possível entrar em contato com a Agência Nacional de Águas para que os usuários relatem os problemas de suas cidades.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile