Início Notícias Estado Professores da REME de Três Lagoas participam de Formação de Inglês

Professores da REME de Três Lagoas participam de Formação de Inglês

0

04/07/2018 09h41

Professores da REME de Três Lagoas participam de Formação de Inglês com a Agente Multiplicadora Juliana Gargantine

Professora da Rede esteve nos EUA para participar de curso de aperfeiçoamento da língua inglesa por meio de intercâmbio conquistado graças ao seu desempenho

Redação

Aproximadamente 20 professores da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três lagoas iniciaram nesta terça-feira (03), na Escola Municipal “Presidente Médice”, da Formação de Inglês com o tema: “Reflexões sobre as práticas de ensino de Língua Inglesa”, com a professora Juliana Gargantine, por meio do Núcleo do Ensino Fundamental II, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). Serão quatro encontros semanais que garantirão certificado para todos os participantes.

Juliana, que concorreu com 21 professores do estado para garantir uma das 17 vagas para cada estado do país, passou 45 dias efetivos em um curso na cidade de Springfield, Missouri – Estado Unidos da América, na Missouri State University, após ser aprovada em um exame de proficiência.

A oportunidade foi possível graças a uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Brasil, por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) e a Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), programa esse que busca capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países.

OBJETIVO DO CURSO

Segundo o coordenador de Ensino Fundamental II de Língua Inglesa, Fernando Pontin, “o curso tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos professores aproveitando toda a vivência da professora Juliana neste curso no exterior. Nossa intenção é realizar uma socialização entre os professores e uma formação cultural para que possa ser retransmitido para as crianças em sala de aula”, disse.

De acordo com Fernando, a troca de vivências entre os professores se dará em quatro encontros semanais em que serão discutidas as seguintes temáticas: Ten tips for class management (Dez dicas para gerenciamento de classes); Color vowel chart (Gráfico de vogais de cor); Authentic Material (Material Autêntico) e Station Activities (Atividades da Estação).

Para Juliana, “como se trata de um momento de reflexão e socialização dos conhecimentos, espera-se que essas trocas agreguem novas práticas aos professores, a fim de que o sucesso da aprendizagem alcance o maior número de alunos possível”, disse.

MISSÃO COMO MULTIPLICADORA

Juliana voltou do curso com a missão de ser uma Agente Multiplicadora organizando encontros periódicos com professores da língua inglesa para repassar todo o conhecimento, materiais e técnicas que teve durante as semanas de curso.

Segundo ela, a oportunidade de fazer um curso internacional foi a realização de um sono e nada mais justo que se tornar uma agente multiplicadora deste conhecimento para somar com seus colegas da educação, já que teve apoio da secretária de educação, Maria Célia Medeiros, que não colocou nenhuma burocracia para que ela estivesse no curso.

“Meu papel como multiplicadora é propiciar os encontros e mediar as discussões entre os teachers (Professores), oferecendo o conteúdo proposto pela Missouri State University como base para as discussões e parâmetro entre a teoria e suas práticas docentes”, concluiu Juliana.

(*) Assessoria de Comunicação

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile