Início Notícias Estado Filhote de Urubu-Rei é encontrado na área urbana de Três Lagoas

Filhote de Urubu-Rei é encontrado na área urbana de Três Lagoas

0

10/09/2018 15h02

Cada vez mais difícil de ser avistada, ave de rapina está na categoria de “quase ameaçada”

Gisele Berto

Em meio às más notícias, um sopro de vida. A reportagem do Perfil News recebeu, via whatsapp, fotos de um filhote de Urubu-Rei, encontrado na área urbana de Três Lagoas.

Classificada como “quase ameaçada”, a Sarcoramphus papa é uma espécie de ave de rapina cada vez mais difícil de ser encontrada.

Trata-se do maior e mais colorido urubu do Brasil. É conhecido por Rei justamente devido à coloração da cabeça e ao bico forte que permite abrir as partes mais difíceis da carcaça de um animal grande. Por causa do tamanho, mantém afastadas as demais aves quando está se alimentando. É um “rei” fartando-se com o banquete, enquanto os outros urubus esperam o momento de comer.

Mede até 80 centímetros de comprimento. A envergadura das asas pode chegar a dois metros. A fêmea, maior que o macho, pode pesar até 3,70 quilos.

Como todos os outros urubus, este animal desempenha um importante papel saneador, eliminando matérias orgânicas em decomposição. O suco gástrico dos urubus é bioquimicamente tão ativo que neutraliza as toxinas cadavéricas e bactérias, eliminando perigos posteriores de infecções.

O urubu adulto apresenta plumagem predominantemente branca, com as pontas das asas e a cauda pretas. A cabeça e o pescoço são nus e violáceo-vermelhos. O bico tem uma saliência carnuda amarelo-alaranjada.

No urubu jovem, as penas são pretas até os seis meses de idade. Após esse período, começam a adquirir plumagem branco-amarelada no corpo. As penas da cauda e das asas continuam pretas. Demora de três a quatro anos para atingir a plumagem adulta.

Estritamente carnívoro, nunca se alimenta de animais vivos, salvo se estiver faminto e a presa estiver agonizando. De modo geral, come carcaças de antas, capivaras, jacarés e qualquer outro animal morto.

Faz seus ninhos no chão da mata, no meio de pedras ou em morros e montanhas. Coloca um único ovo com período de incubação que vai de 53 a 58 dias, com o casal revezando-se ou somente a fêmea incubando.

Na natureza, tem poucos predadores naturais. Mas devido à baixa reprodutividade da espécie e à degradação do seu hábitat, é uma ave sensível aos impactos da ação do homem na natureza.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile