Início Notícias Estado Mães do CRAS “Ana Maria Moreira” de Três Lagoas são orientadas sobre...

Mães do CRAS “Ana Maria Moreira” de Três Lagoas são orientadas sobre saúde auditiva dos filhos

0

11/09/2018 14h55

Mães do CRAS “Ana Maria Moreira” de Três Lagoas são orientadas sobre saúde auditiva dos filhos

Ação, promovida pela Secretaria de Assistência Social, além da prevenção, tem a finalidade de proporcionar crescimento saudável das crianças

Redação

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Proteção Social Básica e em parceria com a Clínica de Fonoaudiologia e Aparelhos Auditivos – “Aud’Fono” da cidade de Andradina (SP), realizou ação, denominada “Triagem Auditiva”, no período da manhã desta terça-feira (11), no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS “Ana Maria Moreira”, no Bairro Vila Verde.

A ação foi dirigida a um dos três grupos de mães das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV “Colo de Mãe”, com a finalidade de realizar prévio diagnóstico da saúde auditiva das crianças e encaminhá-las para tratamento específico, se houver necessidade.

Esta mesma ação estava também programada para ser levada, no período da tarde, ao CRAS “São João” para atender ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCVC dos grupos da Melhor Idade e do “Centro de Convivência Tia Nega”.

Esta ação contou com a participação voluntária da fonoaudióloga da Clínica “Aud’Fono”, Ana Karine Padovan, que aproveitou a oportunidade para orientar as mães sobre a importância da prevenção da saúde auditiva e dos cuidados que se deve ter para evitar obstruções de audição.

“Constatamos, através de testes rápidos e visuais, que um grande número de crianças possui acentuada obstrução auditiva, devido ao excesso de secreção acumulada. Isso prejudica em muito a qualidade auditiva das crianças”, observou a fonoaudióloga.

“Em alguns casos, orientamos as mães a procurarem tratamento com especialistas, através das Unidades Básicas de Saúde, que deverão encaminhar ao profissional competente”, comentou. “Essa situação prejudica em muito o desenvolvimento integral da criança”, completou a fonoaudióloga.

Junto aos idosos, “esta ação da SMAS atende à necessidade de orientar e esclarecer dúvidas a respeito da saúde auditiva para a melhoria da qualidade de vida que todos desejamos que eles tenham”, observou a diretora de Proteção Social Básica, Merlúcia Nunes dos Santos.

(*) Assessoria de Comunicação

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile