Início Notícias Estado Usina fotovoltaica alia pesquisa e economia no consumo de energia

Usina fotovoltaica alia pesquisa e economia no consumo de energia

0

15/09/2018 07h50

Além de aperfeiçoar o sistema, a iniciativa economizará energia na UFMS

Redação

No dia 18 de setembro, será inaugurada a primeira usina solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no campus de Campo Grande. O equipamento terá capacidade de gerar 8,2 kWp e foi instalado com objetivo de ampliar espaço para pesquisa e geração de energia, revertendo assim, os custos mensais com energia elétrica.

Iniciado em janeiro deste ano e com previsão de término em janeiro de 2020, o projeto atua sobre a pesquisa e desenvolvimento de algoritmos de escalonamento em ações de limpeza dos painéis solares, com base em modelos definidos a partir de parâmetros elétricos e ambientais que impactam na sujidade dos módulos Fotovoltaicos.

O coordenador do projeto, professor Ricardo Santos (Facom), relata que o principal objetivo da instalação é fornecer uma infraestrutura para pesquisa visando detecção e limpeza de sujidade em módulos fotovoltaicos, além da predição de perda de geração.

“Esse sistema deve alimentar um módulo de software de identificação e de estimativas de impacto da sujidade na produtividade dos painéis solares, aliando os parâmetros como presença de particulados, dados ambientais e de performance energética da usina solar”, explica.

SISTEMA VERSÁTIL

De acordo com as estimativas de impacto da sujidade sobre a produção energética, o sistema supervisório pode escalonar e realizar ações de limpeza, utilizando um dispositivo (robô) automatizado. Adicionalmente, relacionado à tecnologia de limpeza, busca-se a utilização de água da chuva e reutilização da água utilizada nas limpezas dos painéis.

“Esse dispositivo de limpeza será alvo de pesquisa e desenvolvimento pois utilizará definições de projeto e tecnologias visando torná-lo adaptável a diferentes tipos de estruturas ou materiais de painéis fotovoltaicos, além de atuar sob parâmetros de otimização para maximizar o desempenho da ação de limpeza, minimizar os impactos sobre a degradação do tempo de vida dos painéis, minimizar o consumo de água e utilizando técnicas para captura de energia (energy harvesting)”, acrescenta Campos.

CONSUMO CONSCIENTE

Com a crescente demanda para utilização de energia elétrica e o aumento dos preços das tarifas, cresce também a procura por fontes alternativas de energia. Dentre as possíveis fontes alternativas para geração de energia elétrica, a energia solar tem ganhado muito destaque e crescente adoção nos últimos anos.

Essa fonte de geração de energia pode ser implantada em residências, prédios, e até mesmo pode-se construir uma usina de energia solar fotovoltaíca. É uma fonte amigável ao ambiente pois os impactos ambientais são mínimos, com preços de instalação reduzindo ano-a-ano, além de ter um longo tempo de vida útil.

(*) Correio do Estado

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile