Início Notícias Geral Frente Parlamentar Agropecuária declara voto em Jair Bolsonaro nas eleições 2018

Frente Parlamentar Agropecuária declara voto em Jair Bolsonaro nas eleições 2018

0

02/10/2018 12h33

Representação política do agronegócio chega a 210 deputados e 26 senadores, num total de 236 políticos em exercício em 18 partidos

Redação

A Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) vai declarar oficialmente voto ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) nas eleições 2018 nesta terça-feira, 2. A ideia é que o grupo divulgue uma nota oficial de apoio ao candidato até o fim desta tarde, segundo apurou o Estadão/Broadcast.

Na semana passada, a presidente da FPA, a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), ligou para cada um dos membros da bancada para definir a movimentação. Nesta semana, ela esteve reunida com o deputado Jair Bolsonaro e entregou a ele uma carta de compromissos.

Apesar de muitos parlamentares, principalmente os de São Paulo, ainda manterem o apoio a Geraldo Alckmin (PSDB) até o fim do primeiro turno, não houve racha entre os membros da bancada. O partido de Tereza, o DEM, também mantém o apoio oficial ao tucano, como o pacto que foi firmado com o Centrão no início da campanha.
O ex-presidente da FPA e deputado tucano Nilson Leitão (PSDB-MT), candidato ao Senado, disse que a FPA representa o produtor e o setor produtivo, que têm um sentimento anti-PT, e que a frente está traduzindo isso.

Outro membro da bancada, o deputado Evandro Gussi (PV-SP) disse que Bolsonaro abraçou os temas fundamentais defendidos pela bancada.

Com o apoio da FPA, Bolsonaro ganha um forte aliado. A representação política do agronegócio chega a 210 deputados e 26 senadores, num total de 236 políticos em exercício (39,7% dos congressistas), em 18 partidos. Essa articulação setorial ocorre na Frente Parlamentar Mista da Agropecuária (FPA), criada em 2015 com assinaturas de 198 deputados e 27 senadores (38% dos 594 congressistas), e que pode alcançar 260 votos, superando os 257 votos (maioria absoluta) exigidos para determinadas matérias. Do grupo na Câmara, 77% dos parlamentares concorrem à reeleição na Casa neste ano.

(*) Estadão

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile