24.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de junho de 2024

Descarte de carne perto do Aeroporto Municipal preocupa autoridades

10/10/2018 09h37

Polícia e autoridades tentam descobrir quem continua jogando restos de carne na cabeceira da pista, atraindo urubus e colocando em risco pousos e decolagens

Gisele Berto

A superintendente do Aeroporto Municipal Plinio Alarcon, Sayuri Baez já fez denúncias em todos os meios de comunicação. Já avisou à prefeitura, à polícia e alertou de todas as formas possíveis. No entanto, a irresponsabilidade continua colocando pousos e decolagens de aeronaves em perigo no Aeroporto Municipal Plínio Alarcon, em Três Lagoas.

Há meses a cabeceira da pista está sendo usada para descarte de restos de carne e, com isso, atraindo urubus que sobrevoam constantemente o local.

Hoje, novamente, Baez flagrou carne descartada atrás do muro da Agesul, perto da cabeceira da pista. “Já pedi para o caminhão do meio ambiente retirar. Isso é recorrente, é alguém que passa e joga lá, está acontecendo direto. Jogam carniça e junta muito urubu”, conta Baez.

No ano passado o mesmo fato já havia ocorrido e foi aberto um Boletim de Ocorrência (BO). “Agora voltaram a fazer o mesmo descarte nesse local, algo que coloca em risco os aviões, pois a colisão com uma ave desse tamanho pode causar avarias graves e até mesmo derrubar a aeronave”, explica.

A Polícia continua no empenho em buscar o autor do crime que, além de prejudicar as operações no Aeroporto, ainda pode responder por descarte irregular de resíduos, algo que é considerado crime ambiental.

PERIGO MUNDIAL

De acordo com informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), subordinado à Força Aérea Brasileira (FAB), a colisão com aves representa diversos riscos para um avião. Ao se chocar com a turbina, a ave causa estrago nas palhetas (hélices que sugam o ar para a turbina). Partes do animal podem seguir para dentro do motor. Isso gera variação na pressão e aumento da temperatura. Dependendo da intensidade do impacto, a turbina pode sofrer pane.

O Brasil registra cerca de 500 casos de colisão com pássaros ao ano. As consequências desses choques dependem de fatores como o peso da ave e a velocidade do avião. Um urubu de 1,5 kg pode resultar em 7 toneladas de impacto, em média, ao se chocar contra um avião a 300 km/h.

Em um dos casos mais emblemáticos, em 2009 um Airbus A-320 colidiu com gansos e fez um pouso forçado no Rio Hudson, em Manhattan, EUA. A história foi contada no filme Sully: O Herói do Rio Hudson, estrelado por Tom Hanks.

DENÚNCIA

Caso alguém identifique o autor do crime, deve ligar diretamente para a Superintendência do Aeroporto pelo telefone celular (67) 99965-0420 ou mesmo denunciar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), pelo contato (67) 3929-1249.

Foto de hoje de restos de carne descartados nas proximidades da cabeceira da pista do Aeroporto. Foto: Sayuri Baez.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.