Início Notícias Geral ISI Biomassa de Três Lagoas coordenará projeto que pesquisará novas fórmulas para...

ISI Biomassa de Três Lagoas coordenará projeto que pesquisará novas fórmulas para produção de álcool em gel

0

Projeto busca alternativas ao carbopol, principal matéria-prima de álcool gel que está escasso no mundo

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a demanda por álcool em gel 70° GL, indicado para assepsia das mãos para auxiliar no combate à doença, aumentou de forma significativa no Brasil, ocasionando a escassez de uma de suas matérias-primas no mercado, o espessante ou polímero de acrílico conhecido como carbopol ou carbomer.

Buscando solucionar esse problema, o ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), localizado em Três Lagoas, coordenará um projeto para encontrar novas fórmulas de produção de álcool em gel que substituem o uso do carbopol.

O projeto, realizado em parceria com o ISI Biossintéticos (Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos), do Rio de Janeiro (RJ), e o ISI Polímeros (Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros), de São Leopoldo (RS), foi aprovado dentro do Edital de Inovação para a Indústria na categoria “Missão Contra Covid-19” e receberá um investimento de R$ 2,6 milhões, financiado pelo Senai Nacional, Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

Na avaliação do diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, o mundo vive uma situação delicada em que é necessária a união das instituições para combater o avanço da doença. “Já atuamos no desenvolvimento de pesquisa e inovação para apoiarmos as indústrias brasileiras e esse é momento de utilizarmos toda a nossa expertise e nossa estrutura para fomentar ações com foco na saúde. Então acredito que esse projeto, coordenado pelo ISI Biomassa e pela equipe de Mato Grosso do Sul, em parceria com outros Institutos Senai de Inovação é de extrema importância para o combate ao novo coronavírus e para salvar vidas”, afirmou.

A diretora do ISI Biomassa, Carolina Maria Machado de Andrade, explica que o objetivo é desenvolver pelo menos seis novas fórmulas de álcool em gel, que serão disponibilizadas para potenciais produtores em todo país. “Mato Grosso do Sul é um dos maiores produtores de etanol do país, uma matéria- prima essencial, e temos uma parceria com a Adecoagro Vale do Ivinhema, localizada em Angélica (MS), que fornecerá esse etanol para fazermos o escalonamento industrial com o novo material que estamos pesquisando. A ideia é termos nos próximos 40 dias respostas iniciais sobre esse material”, finalizou.

SEM COMENTÁRIOS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile