Início Notícias “Agepen está à deriva”: Presidente do Sinsap alerta para risco de fugas...

“Agepen está à deriva”: Presidente do Sinsap alerta para risco de fugas em massa e colapso do sistema prisional de MS

0

Em entrevista exclusiva ao jornalista Ricardo Ojeda, o Presidente do Sindicato da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul, André Luiz Garcia Santiago, alertou sobre a falta de estrutura e gestão do sistema penitenciário no estado.

O alerta foi feito após um servidor ter sido mantido refém por quase 10h em Ponta Porã. “A situação chegou a esse ponto devido à falta de gestão e planejamento. Já tínhamos solicitado a transferência do detento envolvido, dissemos que havia denúncias que havia facas lá dentro. Mas não levaram nossas solicitações em consideração”.

André também falou sobre a superlotação dos presídios e faz um alerta. “A lei não está sendo cumprida. Deveríamos ter 5 detentos para cada agente. Hoje temos uma média de 50 e, em alguns casos, chegamos a ter 800 detentos por agente. É absurdo”, disse.

Segundo ele, a falta de gestão está levando o estado para uma situação de possibilidade de rebeliões e fugas em massa. Santiago alerta que faltam agentes para cuidar, especialmente, das muralhas.

https://www.perfilnews.com.br/wp-content/uploads/2021/01/WhatsApp-Video-2021-01-06-at-16.42.43-1.mp4

“Em Campo Grande temos 2600 presos no Presídio de Segurança Máxima, com 10 plantonistas. Houve, recentemente, uma chuva de ‘encomendas’ que meliantes jogavam pelo muro. Todo tipo de objeto: celular, drogas. Foi a feira de fim de ano”.

Santiago afirma, apesar da Emenda Constitucional 104 (PEC da Polícia Penal) ter sido promulgada em 2019, servidores que podiam ser convocados para o serviço continuam esperando. “A Agepen está à deriva. Mato Grosso do Sul foi o único estado do país a criar a Polícia Penal por decreto. Isso é inconstitucional. Se o Policial Penal der um tiro pode ser demitido, porque não se cria polícia por decreto. A categoria foi apunhalada pelas costas por um servidor de carreira, que está na direção da Agepen”, afirmou. Saiba mais sobre esse assunto assistindo o vídeo do advogado do Sinsap, ao lado.

Durante a entrevista, André traçou o diagnóstico da situação prisional e da segurança pública de Mato Grosso do Sul. Confira a entrevista completa no link abaixo.

SEM COMENTÁRIOS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile