Início Notícias Com demanda absorvida pelo Pronto Atendimento montado na Clínica da Criança, 3...

Com demanda absorvida pelo Pronto Atendimento montado na Clínica da Criança, 3 das 6 Unidades Covid-19 não atenderão mais até às 21h

0

Veja como fica o atendimento de Saúde na cidade

Com o atendimento da UPA 24h estabelecido na Clínica da Criança, o fluxo de atendimento entre 17h e 21h das USF do Jardim Atenas, Maristela e Vila Nova, que funcionavam como Unidades Covid-19, diminuiu drasticamente. Por isso, a Rede Municipal de Saúde vai mudar o esquema de atendimento desses postos de saúde.

Para essas Unidades de Saúde não será mantido o horário estendido, ou seja, das 17h às 21h, a partir de segunda-feira (12). “Como essas unidades são próximas da Clínica da Criança, que agora está funcionando temporariamente como Pronto Atendimento em auxílio à UPA, o fluxo de demanda caiu consideravelmente e com isso, não faz mais sentido manter toda uma estrutura em funcionamento se a demanda está sendo atendida por outro serviço”, explicou a secretária da pasta, Elaine Furio.

No entanto, as Unidades Covid-19 do São Carlos, Santa Luzia e Vila Alegre, que atendem em horário estendido das 17h às 21h, seguirão funcionando normalmente. “Importante ressaltar que essas unidades foram destacadas para diminuir o fluxo de atendimento na UPA e Hospital”, comentou Elaine.

COMO A REDE FICA?

Essas três USF (Vila Nova, Maristela e Atenas) voltam a funcionar apenas em horário comercial, das 6h às 17h atendendo todos os tipos de urgências, mais pacientes com sintomas de Covid-19 e Dengue. As outras 3 USF (São Carlos, Santa Luzia e Vila Alegre) seguem como Unidades Covid-19, atendendo no formato atual, que é:

– Das 6h às 17h – Todos os tipos de urgências, mais pacientes com sintomas de Covid-19 e Dengue

– Das 17h às 21h – Exclusivamente paciente com sintomas de Covid-19 e Dengue

SAÚDE NA HORA

Além dessas USFs, outras 5 funcionam em horário estendido, são elas: Vila Piloto, Interlagos, Paranapungá, Santa Rita e Vila Haro. No entanto, o funcionamento é das 6h às 19h e operam por meio do Programa Saúde na Hora. Essas também atendem todos os tipos de urgências, mais pacientes com sintomas de Covid-19 e Dengue e foram criadas antes mesmo da Pandemia.

Elaine destacou ainda que isso pode mudar com o tempo. “Se vermos necessidade de abrir novas unidades em horário estendido, faremos. Tudo vai depender de cada momento, já que em um cenário de pandemia não há nada concreto e temos que nos adaptar e realizar ações de acordo com a situação de cada dia e semana. Nesse momento, diminuímos duas Unidades Covid-19, mas num futuro, se for necessário, abriremos novamente e não necessariamente as mesmas”, finalizou.

SEM COMENTÁRIOS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile