Início Notícias Após 01 ano de instalação de biodigestor, produtores rurais comemoram economia com...

Após 01 ano de instalação de biodigestor, produtores rurais comemoram economia com gás de cozinha e equilíbrio de preço

0

Há cerca de 1 ano, o Programa Amigos do Campo do Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) iniciou o serviço técnico de instalação e montagem de biodigestor artesanal para pequenos produtores rurais de Três Lagoas.

Comprovando os resultados positivos desse engenho, no início desta semana a equipe de Agronegócio da SEMEA voltou ao sítio do casal Edna e Edinaldo, no Assentamento Palmeira, onde foi montado o primeiro biodigestor com apoio do Programa. Inseridos na Agricultura Familiar, eles produzem frutas, verduras, óleos de coco, mamona, leite e derivados.

Conforme a produtora, o experimento foi muito favorável à produção de suas hortaliças e reduziu significativamente o gasto com o gás de cozinha. “Antes de instalar o biodigestor eu comprava um botijão de gás por mês. Em 12 meses, compramos apenas duas vezes, graças ao gás gerado aqui. Além disso, o biofertilizante propiciou o aumento das nossas frutas e verduras”, explicou Edna.

Ela complementa dizendo que esta economia reflete também nas vendas de seus produtos. “Todos sabemos que está tudo muito caro, principalmente o gás. Mas estamos conseguindo compartilhar esta economia com os nossos clientes, já que a produção dos nossos hortifrútis e óleos agora conta com estas alternativas sustentáveis. Agradeço à equipe de Agronegócio por todo apoio que nos presta até hoje”, completou.

O então secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, acompanhou a visita e destacou os objetivos do Programa. “O Amigos do Campo foi criado justamente para oferecer apoio ao pequeno produtor rural, tendo equipe técnica completa e equipamentos para realizar serviços que demandariam investimento financeiro, alguns de alto custo. O apoio na instalação e montagem do biodigestor artesanal destaca bem o aproveitamento de materiais reutilizáveis, o aproveitamento da matéria-prima encontrada na propriedade e a economia com gás GLP”, refletiu.

SEM COMENTÁRIOS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile