Início Notícias Geral 5G chega ao Brasil com oscilação, mas promessa de serviço de qualidade

5G chega ao Brasil com oscilação, mas promessa de serviço de qualidade

0

Brasília será primeira cidade a receber nova tecnologia

A chegada do 5G é a principal novidade tecnológica do Brasil em 2022. Sites como Viddheo, especializados em equipamentos para games e toda tecnologia possível envolvendo computadores e telas, estão de olho nas possibilidades que a nova velocidade de conexão pode gerar aos brasileiros a partir de agora.

Na economia, empresários dos mais variados setores também observam os indicadores econômicos em torno do novo modelo de conexão, mais rápida, e que promete integrar serviços em todas as partes do país. Da agricultura às cidades, o 5G é tratado como a nova revolução industrial. E o Brasil não quer ficar de fora disso.

Por isso, nesta quarta-feira (7),  Brasília foi a primeira cidade no Brasil a oferecer um sinal de internet na velocidade 5G no país. A tecnologia tem velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.

Especialistas ainda estão entendendo como esse novo mundo pode ser aproveitado da maneira mais eficaz possível. Muito tem se falado sobre a “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores.

Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.

Segundo a Anatel, Brasília foi escolhida para estrear a tecnologia 5G por ter um número baixo de parabólicas. Conforme os dados mais recentes da agência reguladora, existem cerca de 3,3 mil parabólicas em funcionamento no Distrito Federal.

Do ponto de vista econômico, o 5G pode significar uma verdadeira revolução na economia brasileira. De acordo com o Ministério da Economia, a tecnologia pode movimentar R$ 101 bilhões na economia brasileira durante seus primeiros 10 anos de existência.

A previsão é que, na primeira década de implantação do 5G por aqui, o potencial de movimentação seja de até R$ 590 bilhões, quando se leva em conta todos os aspectos da sociedade. O estudo da consultoria Deloitte a pedido do Ministério da Economia, divulgado em maio deste ano, afirma ainda que setores como logística, processamento de dados, realidade aumentada e inteligência artificial serão os mais afetados economicamente.

Por:  RPM/Unsplash

SEM COMENTÁRIOS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile