Início Notícias Educação Alunos da Escola Joaquim Marques recebem visita de autor de livro que...

Alunos da Escola Joaquim Marques recebem visita de autor de livro que estudaram em sala de aula

0

Incentivo à leitura! Isso é o que resume e torna tão importante a culminância de um projeto realizado na Escola Municipal “Joaquim Marques de Souza” da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas, por meio da professora Graciele Silva e a equipe do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Após estudarem e fazerem diversas atividades sobre o livro “O lenço que queria ser”, as crianças do segundo ano do ensino fundamental puderam ter uma manhã de entrevista, roda de conversa e autógrafos com o próprio autor, o pedagogo de formação, hoje com 60 anos de idade, Cláudio Uehara, que foi convidado formalmente por meio de uma carta gigante criada pelos alunos.

Enquanto a residente Glenda Camila fazia a leitura do livro, o autor, usando um lenço azul, tema central do livro, fazia origamis que representava cada etapa da história, esbanjando simpatia e bom humor. Após a leitura, Uehara ensinou os presentes a fazerem um sapinho de origami de papel e assinou o livro com dedicatória para cada um dos alunos.

O diretor Fabrício de Araújo e a adjunta Flávia Previato comentaram sobre a importância dessa parceria com a Residência Pedagógica, pois liga os universitários do curso de pedagogia ao cotidiano escolar. “Estaremos sempre abertos a esse tipo de ação que colabora com o desenvolvimento de todos os envolvidos.”

Já a coordenadora do Programa, Silvana Bispo, explicou que a Residência Pedagógica visa contribuir com a formação de professores durante o curso de pedagogia com foco em alfabetização.

“Temos na Escola Municipal Joaquim Marques de Souza uma perceptora e cinco acadêmicas residentes do Curso de Pedagogia que participam de todo o processo de elaboração e planejamento das aulas. Hoje, estamos colhendo um pouco desse resultado, inclusive, o Cláudio foi aluno da UFMS e hoje ele estar aqui é uma realização”, explicou Silvana.

Reprodução

A professora que acolheu a ideia, Graciele Aparecida Terto Silva, explicou que acha imprescindível trabalhar a leitura, estamos no segundo ano e as crianças estão no processo de alfabetização.

“Com isso, no intuito de fazer com que eles fomentem a leitura na escola e em casa, pensamos em trabalhar um gênero textual que permitisse ser lido em ambos os lugares. Isso é importante, pois nessa idade já temos a avaliação de fluência leitora e isso é um estímulo para que essas crianças pratiquem a leitura no cotidiano delas”, enfatizou Graciele.

Já a residente Alana Magnoler vê nas ações da Residência Pedagógica a oportunidade de melhorar como pessoa e, principalmente, como profissional. “Em sala de aula, na Universidade, a gente trabalha a teoria e, aqui na residência, a gente vê a prática, algo muito maior, pois vivenciamos o contato com as crianças diariamente e isso faz a gente abrir os horizontes, dá um norte para como será a nossa rotina após a formação e com a ajuda dos professores saber lidar com determinadas situações que a teoria não tem condições de passar.”

O autor do livro, que foi o foco de todo o trabalho, mora em Três Lagoas há 15 anos e se sentiu extremamente lisonjeado com o momento. “Escrevi o livro durante o curso de pedagogia na UFMS, esse é o meu primeiro livro publicado. Esse contato com as crianças é muito importante pois incentiva a leitura e a se instruírem mais, incentiva o desenvolvimento delas. Estou muito feliz e lisonjeado com essa recepção.”

Confira mais fotos na galeria de imagens:

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile