O retorno das chuvas a Chapadão do Sul resultou em novos estragos na tarde deste domingo (19). A ventania de 52,2 km/h derrubou árvores e atingiu estabelecimentos comerciais.
Na região central da cidade, uma árvore de aproximadamente 15 metros caiu sobre a Avenida Rio Grande do Norte, interditando a via. A cobertura de um lava-jato e de uma conveniência também foram afetadas pela queda.
Conforme o site Chapadense News, equipes do Corpo de Bombeiros Militar realizaram o trabalho de desobstrução da avenida. Em nota, a corporação informou que o tronco da árvore estava podre.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de possíveis tempestades para todo o final de semana em Mato Grosso do Sul. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo estão previstos para todos os 79 municípios do estado até às 09h de segunda-feira (20).
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) do Estado explica que essas instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia, aliado ao avanço de uma frente fria oceânica.