34.7 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

“Arte da Música” – Escolas de Três Lagoas e Selvíria gravam músicas compostas por alunos

Projeto educacional gratuito incentiva o canto e a musicalização, com workshop de produção musical e estúdio portátil

Por meio do projeto Arte da Música, os alunos de escolas públicas de Três Lagoas e Selvíria receberam, nos dias 22 e 23 de novembro, os workshops Dia da Música, onde participaram na criação da parte instrumental de músicas cujas letras foram criadas por eles mesmos. Em seguida, com o apoio de um estúdio portátil, o produtor musical André Riyuji realizou a gravação de suas vozes no ritmo que escolheram. Com a temática “águas e rios”, as músicas serão agora finalizadas em estúdio profissional e depois divulgadas em plataformas digitais.

A música tem um papel importante no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, despertando a imaginação e a criatividade, estimulando a concentração, memória, autodisciplina e atenção, além de desenvolver a sensibilidade e o senso rítmico. Utilizando a música como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Arte da Música acontece em 10 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, atuando em escolas de Ensino Fundamental II, com alunos dos 8º e 9º anos.

Em oficinas virtuais que aconteceram no dia 16 de setembro, os professores receberam orientações a respeito da música no Brasil e no mundo e de como as músicas são compostas, e trabalharam o material com os alunos na elaboração das letras.

Por meio da seleção de uma comissão julgadora, duas escolas de cada município ganharam o Dia da Música, e receberam o workshop do produtor musical André e seu estúdio portátil, composto de Microfone mke600, Interface komplete audio 6 mkii, Gravador portátil Macbook air M1, Headphone Beyerdynamics, entre outros equipamentos. Em Selvíria, a E.E. Ana Maria de Souza e sua extesão foram as escolas selecionadas, enquanto em Três Lagoas a E.E. Bom Jesus e a E.E. Fernando Corrêa foram contempladas pelo projeto. As letras vencedoras podem ser encontradas no site: https://projetoartedamusica.com.br/votacao/.

“Arte da Música” - Escolas de Três Lagoas e Selvíria gravam músicas compostas por alunos
Estúdio portátil para as gravações do Arte da Música (Foto: Juliano Henrique Rosseti / Horizonte)

Nas duas cidades, durante a etapa de produção das letras o Arte da Música contou com a participação de 34 professores e 1.200 alunos, que enviaram um total de 79 letras para a Comissão Organizadora. Na E.E. Ana Maria de Souza, os alunos usaram o horário da PCS – Prática de Convivência e Socialização para a criação, e a autora da letra vencedora, Thallita Carlla Nogueira Segantini, afirma que foi uma emoção grande participar do processo de gravação: “Talvez eu gravando sozinha não ficaria tão bom, mas a participação e a ajuda da voz dos meus colegas me motivaram bastante. Nunca tive contato com a música nem essa oportunidade que vocês estão me dando. Estou muito ansiosa para ver como vai ficar com o som, tudo ajeitadinho”.

O ritmo mais popular no Mato Grosso do Sul é o sertanejo, e foi esse estilo musical que os alunos escolheram para incluir suas letras. “Nós mostramos alguns clássicos sertanejos pra os alunos, e pegamos um projetor para mostrar os principais pontos aqui da cidade de Três Lagoas”, explica o professor de matemática da E.E. Bom Jesus, Richard Mariano de Souza Silva. “A ideia é que eles fossem disso tirando palavras-chave, para criarmos frases simples. Das frases, montamos as estrofes, até que chegamos no refrão. Acredito que, pros estudantes, ter esse contato é muito enriquecedor, tanto pra cultura deles, quanto pra quem sabe, sair daqui um cantor, um músico, um escritor”, ressalta o professor.

“Arte da Música” - Escolas de Três Lagoas e Selvíria gravam músicas compostas por alunos
Gravação da música selecionada na escola E.E. Fernando Corrêa, em Três Lagoas. (Foto: Edilene de Souza / Horizonte)

Após as gravações, as músicas vencedoras serão mixadas, e lançadas em plataformas digitais. Ao final do projeto, um livro será produzido e distribuído gratuitamente, reunindo os trabalhos de todas as cidades participantes, com o registro das letras finalistas e menção de todos os educadores responsáveis por conduzir os trabalhos com os alunos.

Música e Educação

A música tem o poder de evocar emoções e, portanto, pode ajudar as crianças e adolescentes a compreenderem e expressarem suas próprias emoções, promovendo a inteligência emocional. Além disso, participar de atividades musicais em grupo, como corais ou bandas, pode ajudar no desenvolvimento de habilidades de colaboração, paciência e respeito mútuo. Aulas de música, atividades extracurriculares, experiências de escuta ativa e programas escolares, como o realizado pelo Arte da Música, trazem diversos benefícios para a melhoria de habilidades motoras e criativas.

“Queremos estimular a reflexão dos alunos sobre a importância de se preservar a água e os rios do nosso planeta, que é um recurso fundamental para a nossa sobrevivência. Unindo essa temática à musicalidade, esperamos que nosso projeto promova a conscientização a toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.

O projeto Arte da Música conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e concessionária das usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira, parceria com a Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

As imagens do Dia da Música nas escolas podem ser encontradas neste link. (Créditos: Edilene de Souza / Horizonte)

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Sobre a Horizonte Educação e Comunicação

Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/

Tamer Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.