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Três Lagoas
terça-feira, 5 de março de 2024

Mesmo com as contas em dia, moradora de Três Lagoas passa Carnaval no escuro por erro da Eléktro

Mais uma vez a Eléktro, empresa responsável pela energia em Três Lagoas, é alvo de reclamação. Desta vez, uma moradora teve sua luz cortada, mesmo com as contas pagas em dia e ainda vai precisar esperar o carnaval acabar para voltar a ter o serviço novamente.

Sim, parece história de filme, mas é a vida real do três-lagoense. Carla Peralta de Freitas, é moradora do Bairro Boa Vista em Três Lagoas. Em uma conversa com o Perfil News, ela comentou o drama que está enfrentando neste Carnaval.

O ‘pesadelo’ de Carla começou no último dia 09 de fevereiro, quando após um longo dia de trabalho, ela chegou em casa e percebeu que o portão de elevação não estava funcionando. Já era noite e a residência na escuridão, com todos os alimentos da geladeira descongelando.

Ao verificar no relógio de energia elétrica, havia um aviso que a luz foi cortada por falta de pagamento. Rapidamente, Carla entrou em contato com a Eléktro, alegando que tudo estava pago, mas a empresa informou que seria referente a outro imóvel.

“Entrei em contato no 0800 e alegaram que teria uma fatura vinculada ao meu CPF em aberto, mas em outro endereço, por isso cortaram minha luz, sendo que no meu imóvel está tudo certo. Em seguida, me enviaram via e-mail o boleto para o pagamento, mas se encontra zerada e não tem como pagar”, explicou.

Mesmo com as contas em dia, moradora de Três Lagoas passa Carnaval no escuro por erro da Eléktro
Mesmo com as contas em dia, moradora de Três Lagoas passa Carnaval no escuro por erro da Eléktro

Novamente Carla mostra provas, já que no outro imóvel o relógio está desligado e a conta zerada. A moradora não tem débitos com a Eléktro e, ao invés de pedir desculpas e rapidamente ir resolver o problema, a empresa ainda prolonga o sofrimento da mulher.

Conforme Carla, a Eléktro disse que o serviço voltaria ao normal em 23 horas. Isto em um feriado prolongado, com duas geladeiras cheias de alimentos que aos poucos estavam estragando.

“Liguei novamente no 0800, já era 1h da manhã do dia 10 de fevereiro, pedindo que fizesse a ligação da luz, pois não tenho nenhum débito no imóvel citado. Foi feito um agendamento com prazo até as 23 h do dia 12 para ligação. Estou com duas geladeiras cheias de itens. Por ser um feriado, tive que retirar tudo e levar para meu trabalho para não perder os alimentos da geladeira e freezer, causando ainda mais prejuízo. Dormimos sem ar, sem ventilador, sem nada, sendo que tenho todas as faturas pagas com antecedência”, lamentou.

Mesmo com as contas em dia, moradora de Três Lagoas passa Carnaval no escuro por erro da Eléktro

POPULAÇÃO RECLAMA DOS VALORES

As altas temperaturas registradas nos últimos meses fizeram aumentar o uso de equipamentos elétricos, levando ao aumento das contas de luz. Assim como em todo o Brasil, Três Lagoas não é diferente, já que as temperaturas ficaram na casa dos 40°C várias vezes.

O motivo do aumento pode ser o consumo maior de energia elétrica com equipamentos como ar-condicionado, ventiladores e freezer, mas mesmo assim, moradores de Três Lagoas dizem que o consumo referente ao mês dos últimos meses foram absurdos.

A empresa responsável pela energia da cidade, constantemente é alvo de reclamações da população. Diariamente o Perfil News recebe denúncias de moradores que mesmo pagando mensalmente, não recebem pelos serviços. Ao contrário, ficam no escuro, no calor. Muitas mães relatam suas dificuldades com crianças. Idosos sofrendo com as altas temperaturas. Comerciantes perdendo trabalho por falta de energia.

Mato Grosso do Sul enfrenta uma onda de calor há meses, mas o valor da conta tem assustado os moradores de Três Lagoas. Segundo leitores, o ano mal começou e a conta já aumentou.

No mês de janeiro, o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, que a conta de luz dos brasileiros deve crescer 5,6% neste ano. Ou seja, ainda vai aumentar, mas pelo visto em Três Lagoas, muita gente já está sentindo esse aumento no bolso.

“Paguei R$ 210 na conta de luz, sendo que só vou em casa dormir”, disse um leitor do Perfil News. “Na minha residência triplicou o valor que normalmente pago”, revelou outro internauta.

Uma leitora também ficou assustada com o aumento. Ela conta que costuma pagar R$ 160 pelo serviço, mas o valor subiu para R$ 550. Assim como ela, dezenas de leitores do Perfil News mostraram o descontentamento com os valores que precisam pagar, alguns, ainda explicam que não possuem ar- condicionado e mesmo assim, a conta de luz só aumenta a cada mês que passa.

Pagar caro por um serviço que custa caro é ruim, pior ainda quando paga caro e ele não é prestado de forma correta. Além do aumento das contas, leitores também denunciam a precariedade dos serviços oferecidos pela Eléktro.

PAGA CARO E AINDA FICA SEM ENERGIA

O Perfil News também já denunciou a irresponsabilidade e falta de compromisso da Eléktro com os consumidores veio do Bairro Itamarati, em Três Lagoas, quando a população ficou três dias sem energia, em um calor de mais de 40°C.

Recentemente alguns funcionários da Elektro estiveram reunidos com os vereadores de Três Lagoas, porém, pelo jeito o que foi dito, foram apenas palavras ao vento.

Promotor de Justiça, Fernando Lanza, disse ao Perfil News, que já havia pedido explicações para que a Eléktro se manifestasse dos constantes apagões que há muito tempo o três-lagoense enfrenta.

Lanza adianta que o Ministério Público disponibilizou um canal de denúncias (que pode acessado pelo: [email protected]) para que a população relate os problemas enfrentados devido à falta de comprometimento da Eléktro com seus consumidores.

A intenção é realizar uma ação coletiva contra a empresa responsável. Constantemente vários transformadores da cidade foram queimados. Ferramentas antigas, que aparentam não ter a devida manutenção. O aumento do consumo de energia elétrica pode ter sido um dos motivos do ‘caos’.

Os moradores contam que mesmo arcando com os compromissos, ficaram sem energia. Em um aplicativo da Eléktro, foi disponibilizado o horário que ‘tudo voltaria ao normal’, o que não aconteceu em outras ocasiões.

Mesmo a situação chegando ao limite para que a Elektro tomasse alguma atitude, os problemas seguem os mesmos. Enquanto isso, moradores que pagam em dia suas contas, ficaram sem energia nos dias mais quentes, quando a máxima na cidade atingiu os 43°C.

Outras empresas que oferecem serviços em Três Lagoas, quando necessitam realizar algum trabalho com interrupção de serviço, avisam com antecedência o consumidor. Na contramão, A Eléktro, além de não informar, também não cumpre com o que promete, já que várias pessoas continuaram sem energia após o horário que a responsável disse que retornaria os serviços.

Há muito tempo as constantes quedas de energia em várias regiões de Três Lagoas tem sido uma ‘dor de cabeça’ para quem mora na cidade. Com duas fábricas de celulose e mesmo três termoelétricas no ‘quintal’, o município continua passando por dificuldades quando o assunto é energia.

O Perfil News, sempre publica diversas situações que a população, mesmo pagando os seus impostos, é obrigada a passar. A situação é trágica, já que Três Lagoas possui abundância energética, com a Usina Hidrelétrica de Jupiá, Termoelétrica Luis Carlos Prestes – Petrobras e a Usina Onça Pintada, da Eldorado Brasil. A cidade é uma dos municípios que mais consegue gerar energia elétrica e parece piada a população enfrentar velhos problemas constantemente.

Além disso, mesmo com as constantes quedas de energia em diversos bairros de Três Lagoas, a Eléktro se quer publica uma nota de esclarecimento, divulgando as causas para população que paga as suas contas mensalmente.

A empresa responsável pela distribuição de energia em Três Lagoas, a Eléktro nem sempre respondem os questionamentos da população e muitas vezes, nem da imprensa. O Perfil News já tentou entrar em contato várias vezes, mas não consegue respostas. O canal segue aberto caso a empresa queira se manifestar.

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