28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Centro de Hemodiálise de Bataguassu retoma atendimentos de pacientes renais crônicos

Os atendimentos de pacientes renais crônicos oferecidos pelo Centro de Hemodiálise “Dolores Sanches Dias” foram retomados nesta segunda-feira, dia 4 de março, em Bataguassu.

Devido a um vazamento que comprometeu a estrutura física da unidade de saúde, o prédio estava interditado desde o dia 5 de dezembro de 2023. Na época, os 23 pacientes atendidos pela unidade de saúde foram encaminhados para o Centro de Hemodiálise do município de Presidente Epitácio (SP), por meio de convênio, para a sequência do tratamento desenvolvido três vezes por semana (segunda, quarta e sexta).

Após a realização dos reparos necessários por parte da empresa Central Via Construtora, responsável pela execução da obra do Centro de Hemodiálise concluída em 2020 e que encontrava-se na garantia além do aval do Corpo de Bombeiros, o prédio público ficou apto para o retorno dos atendimentos de saúde realizados hoje (4).

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Ariele Rodrigues Jerônimo; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Maurício do XV (PSDB) e pelo vereador César Martins (MDB) estiveram em visita à unidade de saúde e verificaram o espaço agora reestruturado.

Na ocasião, o padre Everton dos Santos e o pastor Daniel Souza estiveram no local proferindo uma benção na unidade de saúde.  

Akira, no ato, agradeceu o empenho de todos que estiveram envolvidos para que houvesse a desinterdição da unidade de saúde e a retomada dos atendimentos. “Nosso objetivo é cuidar de quem precisa. Agradeço as parcerias firmadas com nosso município para que hoje estivéssemos atendendo nossos pacientes na nossa cidade, sem a necessidade de deslocamento para outros municípios”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Ariele Rodrigues Jerônimo, comentou sobre a alegria de poder voltar a atender os pacientes no Centro de Hemodiálise e também agradeceu a todos que não mediram esforços para a retomada dos atendimentos. “Tudo foi feito com bastante cautela, visando o bem-estar dos pacientes. A partir de agora contaremos também com o apoio do Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio, que nos auxiliará na etapa de organização e credenciamento da unidade de saúde junto ao Governo Federal”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Maurício do XV (PSDB), “comemorou a retomada dos atendimentos e também parabenizou a todos que não mediram esforços para que o Centro de Hemodiálise voltasse a abrir as portas”.  

Atualmente 17 pacientes são atendidos pelo Centro de Hemodiálise “Dolores Sanches Dias”, entre eles, pacientes de Bataguassu, Santa Rita do Pardo e demais municípios da região. A equipe é composta por seis profissionais.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.