28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prefeitura cria Comitê para ajudar no combate à Dengue em Bataguassu

A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira, dia 1º de março, a primeira reunião do Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate ao vetor Aedes Aegypti. O encontro foi realizado no Clube da Melhor Idade, no período da tarde e contou com a presença do prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB).

Instituído por meio do Decreto nº 042/2024, de 27 de fevereiro de 2024, o Comitê tem por finalidade coordenar a implementação, em nível municipal, das ações de Mobilização, Prevenção e Combate ao vetor Aedes aegypti, com a participação de representantes da sociedade civil e órgãos de segurança pública (representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, servidores das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Cultura; Obras e Infraestrutura; representantes da Sanesul entre outros).

Durante o encontro, a secretária municipal de Saúde, Ariele Jerônimo, agradeceu a presença de todos e comentou que o Estado de Mato Grosso do Sul está controlado com relação aos casos de Dengue, porém, o cenário pode mudar.

A intenção é que as ações específicas com apoio da sociedade auxiliem para que o município não chegue a uma epidemia da doença.

Ariele salientou ainda que no processo a colaboração da comunidade é indispensável para evitar a propagação do mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue. “É essencial que cada morador assuma a responsabilidade de cuidar do seu ambiente, adotando práticas que impeçam a reprodução do mosquito como manter os quintais e ambientes domésticos limpos e livres de acúmulo de água para a redução do risco de proliferação do mosquito”, comenta.

A secretária disse que o município já iniciou a vacinação em combate à Dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O prefeito Akira falou sobre a importância do engajamento de toda a sociedade civil para evitar que uma epidemia de dengue assole a cidade. “Vemos no noticiário que o Brasil está com problemas sérios com relação a casos de Dengue. Por isso, convocamos a população a se mobilizar e se prevenir contra o vetor da Dengue. A intenção é engajar toda a sociedade bataguassuense para que juntos possamos eliminar o mosquito em nossa cidade. A conscientização é papel de todos”, disse o gestor.

A coordenadora municipal de Saúde, Elayne Nunes, explicou sobre os procedimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde desde o momento em que é feita a notificação de casos com suspeita da doença.

Ela citou que se confirmado o diagnóstico, os Agentes de Endemias realizam o bloqueio casa a casa com inseticida fornecido pelo Governo do Estado. O trabalho é feito em nove quarteirões ao redor da moradia do paciente com Dengue.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até o dia 29 de fevereiro, foram registradas 91 notificações de Dengue. Do total, são 10 casos confirmados, 43 casos descartados e 38 casos aguardando resultado.

As reuniões do Comitê, que tem como presidente o servidor Juari Soares, serão realizadas uma vez por mês no município.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.