22.5 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Corrida e Caminhada chamam atenção para prevenção de diagnóstico precoce de doenças renais

Evento em alusão ao Dia Mundial do Rim contou com cerca de 120 participantes em Bataguassu

Com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção de doenças renais, o Centro de Hemodiálise “Dolores Sanches”, unidade de saúde vinculada à Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou no domingo, dia 17 de março, a 1ª Corrida e Caminhada treino em alusão ao Dia Mundial do Rim.

Cerca de 120 atletas participaram da iniciativa, que aliou atividade física e saúde no município. O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e integrou o evento “O Pódio é Delas” promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude desenvolvido na mesma data.

O percurso foi realizado pelos adeptos de atividade física na Avenida Padre Anchieta, no bairro Jardim São Francisco, com largada às 7 horas (horário de Brasília). Todos os presentes receberam medalhas de participação.

De acordo com a médica nefrologista Ana Carla Escobar, o evento fez alusão ao Dia Mundial do Rim celebrado no dia 14 de março. “É preciso conscientizar a população em geral sobre a importância dos cuidados com os rins e a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce além da prática de atividade física”, alerta a médica.

Segundo ela, este ano, a proposta da campanha tratou sobre o acesso de todos a realização do exame de creatinina para diagnóstico e tratamento precoce de problemas renais.

Ana Carla explica que o Centro de Hemodiálise em Bataguassu atende não apenas pacientes que necessitam de hemodiálise, mas também promove atendimentos ambulatoriais na área da nefrologia em pacientes que possuem algum tipo de doença no rim, mas que ainda não precisam da terapia renal substitutiva.

Ela informou que a unidade também é acompanhada pelo médico nefrologista Dr. Bruno Alves.

Presente na atividade, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) comentou que a administração municipal está focada em garantir a promoção da saúde da população. “O objetivo é sempre atuar na prevenção das doenças e em um diagnóstico precoce”, disse o prefeito.

Para o atleta Kaio Martins, a competição foi importante por abordar o tema doenças renais. “Gostei bastante da competição, estava tudo muito organizado. Sou adepto das corridas e essa em especial debateu um tema importante que é a prevenção a esse tipo de doença”, comentou.

Estiveram acompanhando a atividade, a secretária municipal de Saúde, Ariele Jerônimo e os demais secretários municipais Ricardo Coldebella (Esportes, Lazer e Juventude) e Suely Otsubo (Assistência Social).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.