34.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Demutran implanta livre conversão à direita no cruzamento das Avenidas Dias Barroso e Porto XV de Novembro em Bataguassu

A Prefeitura de Bataguassu, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) implantou a sinalização de livre conversão à direita, no cruzamento entre as Avenidas Dias Barroso e Porto XV de Novembro, no sentido bairro – centro.

A medida, de acordo com o diretor municipal de Trânsito, Plínio Lira, foi tomada após a realização de estudo técnico. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito e evitar retenções. “Para implantar essa liberação, foram elaborados estudos técnicos que consideraram o fluxo de veículos, de pedestres e a geometria da via, entre outros requisitos”, explica.

Plínio informa que a sinalização de livre conversão à direita está inserida no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 44-A, pela Lei Federal nº 14.071/20, e permite ao condutor virar à direita mesmo que o semáforo esteja vermelho. “Ressalta-se, porém, que só é permitido esse tipo de conversão em locais que tiverem sinalização que indique permissão para essa conversão”, considera.

O diretor municipal de Trânsito avalia a importância de promover a facilidade no tráfego dos veículos, mas frisa que a preferência de travessia é sempre dos pedestres e ciclistas. “O motorista deve ter atenção, reduzir a velocidade, de forma que possa parar o veículo com segurança para dar passagem a pedestres e ciclistas que porventura atravessem a via”. 

Bianca Lima

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.