34.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Escritora brasileira radicada nos EUA escolhe MS para lançamento de livro

Bernadete Piassa vem a Corumbá e a Campo Grande lançar obra que é carta de amor à sua terra natal

“Quando vim da minha terra, não vim, perdi-me no espaço, na ilusão de ter saído. Ai de mim, nunca saí”. São esses versos de Carlos Drummond de Andrade, do poema “A Ilusão do Migrante”, que a sul-mato-grossense Bernadete Piassa usa para definir sua relação com sua terra natal, Corumbá. Após 38 anos morando fora do Brasil, ela volta a Mato Grosso do Sul para lançar seu primeiro livro, “Polca Paraguaia”, que se passa no Pantanal e por meio do qual ela rememora lembranças vívidas da infância por lá.

Os eventos de lançamento serão realizados nesta sexta-feira, dia 19, em Corumbá, a partir das 18 horas, no Museu Casa Dr. Gabi, e no dia 23, terça-feira, em Campo Grande, a partir das 19 horas, na Livraria Leitura. “Seu coração nunca se esquece de seu lugar de origem. Você pode viajar, mas aquilo que ficou em você da sua infância tem um impacto muito profundo. Aquela Corumbá que ficou na minha lembrança existe para mim muito forte. A partir do momento que você fica mais velha, você se volta para o passado, então mais do que nunca as lembranças se fazem presentes”, define a autora.

Jornalista, formada pela Casper Líbero, Bernadete trabalhou na Folha de S.Paulo, no Estadão e na Abril, como editora de revistas como a Capricho. Ela já morou no Rio, em São Paulo, Paris, Lyon (França), Nova York e várias outras localidades dos EUA. Já publicou contos e crônicas nos Estados Unidos, em revistas e livros didáticos, alguns deles inclusive traduzidos e publicados na Ásia e na Europa. No entanto, esse é seu primeiro livro, aos 70 anos, a realização de um sonho muito antigo. “Escrevo praticamente desde que nasci, mas alguns percalços da vida me levaram a abandonar a escrita por quase 20 anos. Agora resolvi voltar a escrever e pensei: antes tarde do que nunca, vou publicar este romance”, conta.

A escritora ambienta seu romance entre a Cidade Branca e os EUA, onde moram dois personagens importantes da história: Ted e Anna. Segundo Bernadete, a obra é “permeada por lendas, pela mitologia de Corumbá e pelas tradições da cidade”. De volta à sua cidade após sete anos, ela explica por que decidiu lançar o livro primeiramente por lá. “É muito importante para mim, se eu quisesse podia lançar o livro nos EUA, no Rio, mas não seria como lançar em Corumbá, com o Rio Paraguai, que aparece muito no romance, de onde surgem as histórias. É uma emoção e também uma honra, ter essa oportunidade de mostrar como eu vi Corumbá em uma outra época e como, mesmo tendo morado em tantos lugares, ainda a acho tão especial”, resume.

A escolha do local do lançamento, a Casa Dr. Gabi, também tem um significado. Hoje um museu, a casa fez parte da infância da autora. “Eu morava lá perto quando era criança, então poder voltar e fazer esse lançamento naquele casarão pelo qual passei tantas vezes é muito emocionante”, finaliza.

Serviço

O livro “Polca Paraguaia”, escrito por Bernadete Piassa, publicado pela Life Editora, será lançado nesta sexta-feira, dia 19, em Corumbá, a partir das 18 horas, no Museu Casa Dr. Gabi (R. Cuiabá, nº 1181 – Centro), e no dia 23, terça-feira, em Campo Grande, a partir das 19 horas, na Livraria Leitura (Av. Afonso Pena, nº 4.909 – Santa Fé). Entrada gratuita.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.