34.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Santa Rita do Pardo é alvo de busca e apreensão da Operação Lesa Pátria deflagrada pela PF

A Polícia Federal iniciou hoje (16) a 26ª fase da Operação Lesa Pátria em oito estados brasileiros.

Em Mato Grosso do Sul, a PF está executando três mandados de busca e apreensão. Um deles é em Santa Rita do Pardo, com foco no ex-presidente do Sindicato Rural do município, o pecuarista Florindo Cavalli Neto.

No total, foram emitidos 18 mandados de busca e apreensão pelo Supremo Tribunal, nos estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espírito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

Conforme o site Cenário MS, o objetivo é identificar pessoas envolvidas no financiamento, fomento e promoção dos eventos ocorridos em 8/1/2023, em Brasília–DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que causaram violência e danos generalizados.

Os investigados tiveram seus bens, ativos e valores indisponibilizados. Estima-se que os danos ao patrimônio público possam chegar a R$ 40 milhões.

Os fatos sob investigação incluem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A PF informou que as investigações estão em andamento, e a Operação Lesa Pátria é uma ação contínua, com atualizações periódicas sobre o número de mandados expedidos e pessoas detidas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.