35.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

Outono e tempo seco exigem maior cuidado com a saúde ocular

É importante manter um cuidado diário nas estações mais frias do ano para não ter a visão comprometida

Os olhos podem sofrer muito com temperaturas mais geladas, já que são um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano. Com as recorrentes e crescentes temperaturas altas no país nesses últimos anos, se torna imprescindível ter um maior cuidado com a saúde ocular, mas, além do calor, o período de inverno e de tempo seco geram implicações que podem causar muito desconforto ou até mesmo comprometer a visão. 

É notável que o mundo está passando por uma preocupante crise climática, devido a diversos fatores, como poluição e desmatamento. Com a chegada do outono, no mês de março, o sol fica mais escondido e temperaturas mais baixas chegam no hemisfério sul, aumentando o risco para algumas questões de saúde em geral. 

Portanto, na hora de pensar em proteção aos olhos, não basta se cuidar somente contra a gripe, pois a saúde dos olhos também pode ser gravemente prejudicada. Para entender mais, é preciso mais alguns cuidados importantes e dicas de como manter a saúde ocular diante desse cenário. 

Como o tempo seco pode afetar a saúde dos olhos?

Sentir a região dos olhos mais seca em dias frios é bastante comum. Isso acontece devido às temperaturas amenas, que causam um quadro de desidratação e ressecamento das lágrimas. Consequentemente, durante o outono e inverno, é recorrente o aparecimento de quadros de coceira, olho seco e conjuntivite.

O frio pode colaborar significativamente para a proliferação de bactérias e infecções virais no local. Além disso, a lubrificação natural dos olhos diminui muito nesse período pela evaporação na camada lacrimal.

Levantamentos de Secretarias de Saúde no país, mostram que tempo frio e seco aumentam atendimentos para síndrome do olho seco. É preciso pensar em cuidados e recomendações para cuidar da saúde dos olhos, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, reuniu dicas para prevenir problemas agora nos meses mais frios.

6 dicas para preservar a saúde ocular

  1. Acompanhamento oftalmológico: visitar o médico oftalmologista pelo menos uma vez ao ano é muito importante. Ao fazer o acompanhamento, é possível ter diagnósticos precoces, evitando danos maiores ao fazer o tratamento adequado.   
  1. Uso de Óculos: ao se expor ao ambiente externo, é importante fazer o uso de óculos para se proteger da poeira que aumenta o risco de irritação ocular, assim você da mais conforto e segurança à visão.
  1. Cuidado com Lentes: se você usa lentes de contato, é preciso ter atenção ao ressecamento delas para evitar infecções, não esqueça de trocá-las e lave bem as mão para mexer nos olhos.
  1. Colírios lubrificantes: para evitar o ressecamento dos olhos, é importante ter o auxílio de um colírio para manter os olhos lubrificados. O medicamento ideal para cada pessoa deve ser indicado pelo médico especialista.
  1. Buscar locais mais úmidos: mantenha o filtro do seu ar-condicionado sempre limpo, além disso, locais muito aquecidos em ambientes fechados reduzem a umidade do ar, o que aumenta o ressecamento ocular. Tente manter a umidade adequada em sua casa usando umidificadores. 
  1. Hidratação: manter-se hidratado é crucial para o corpo todo mesmo no frio, portanto, é importante para os olhos. Dessa forma, é preciso beber muita água para repor a hidratação e prevenir os desconfortos do tempo seco.

Não apenas durante os dias mais gelados, mas diariamente é fundamental se atentar aos cuidados com a saúde ocular. Com isso, ao adotar essas medidas, é possível retardar os danos causados pelo tempo seco e evitar problemas maiores. 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.