35.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE – Cobertura vacinal em Três Lagoas está baixa; índices preocupam Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a cobertura vacinal contra a dengue está baixa. Isso é preocupante, pois a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção contra essa doença transmitida por mosquitos.

A campanha de vacinação começou no dia 15 de fevereiro em todas as unidades de saúde do município. Até o momento, foram vacinados 2.324 jovens, o que representa apenas 23,77% dos elegíveis para receber a vacina, que são os jovens de 10 a 14 anos.

Mesmo com a ampliação da faixa etária, o número está abaixo da média esperada. De acordo com o Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), a meta é atingir 90% de cobertura vacinal. Vale ressaltar que apenas nos dois primeiros meses do ano, 2024 já superou o número de casos do ano anterior. O Ministério da Saúde alertou que este ano os números de casos podem superar a marca dos 4,5 milhões de infectados, o maior registrado na história.

De acordo com a coordenadora da Central de Imunização da SMS, Humberta Azambuja, “É essencial reforçar a importância de os jovens receberem a vacina contra a dengue. Ela oferece proteção individual contra a doença e contribui para a criação de uma barreira imunológica na comunidade, reduzindo surtos e hospitalizações”. A coordenadora enfatiza ainda que além disso, a vacinação dos jovens ajuda no combate à resistência viral, sendo uma medida eficaz para o controle da dengue.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.