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Em eleição simulada, alunos da Escola Sesi fazem campanha e aprendem sobre cidadania

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Foto: Divulgação/Sesi

Alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Sesi Campo Grande embarcaram em uma jornada educativa única, participando de eleições em um país fictício chamado “País Sesi”. Sob a orientação de professores de redação, português e história, os estudantes mergulharam em debates sobre diversidade e inclusão social, explorando conceitos-chave de cidadania e processo eleitoral.

Em eleição simulada, alunos da Escola Sesi fazem campanha e aprendem sobre cidadania
Foto: Divulgação/Sesi

A iniciativa tinha como objetivo central realizar uma eleição presidencial simulada, proporcionando aos alunos uma experiência prática e imersiva na democracia participativa. Cada estudante teve oportunidade de exercer diferentes papéis, desde candidatos até assessores, coordenadores, secretários e equipe de apoio, cada um com responsabilidades e atribuições específicas no processo eleitoral.

Ao longo do processo, os alunos foram incentivados a aprimorar suas habilidades de argumentação, ampliar seu repertório de conhecimento e envolver-se ativamente na busca por soluções para problemas complexos, ao mesmo tempo em que aprofundavam sua compreensão sobre sua própria cidadania e contexto social.

O engajamento dos alunos foi notável, indo além das expectativas iniciais. Alguns alunos apresentaram atividades adicionais, como a criação de um site dedicado ao “País Sesi”, onde puderam expressar suas necessidades e demandas, proporcionando um espaço de debate inclusivo e democrático.

Foto: Divulgação/Sesi

A diversidade de perspectivas e ideias emergiu durante a disputa, refletindo-se em bordões, números eleitorais, projetos de governo, horários de propaganda eleitoral, vídeos, paródias, bandeiras, partidos políticos e cartazes com reivindicações focadas em medidas contra o bullying, além de discussões e debates acalorados.

A professora Bárbara Duarte compartilhou sua experiência, destacando o espírito colaborativo e o envolvimento dos alunos desde o início do projeto.

“Proporcionar a atividade sobre o pleito eleitoral foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora para mim. Desde o momento em que foi apresentado o projeto aos alunos, me senti imersa em um ambiente de colaboração e oportunidade ao observar a participação e o envolvimento dos alunos”, disse.

O momento mais desafiador e gratificante, segundo a professora, ocorreu durante a votação, quando os alunos exerceram seu direito democrático. No final, o vencedor foi anunciado, e apesar das diferenças individuais, prevaleceu uma atmosfera de união e aceitação. Todos se comprometeram a apoiar o novo líder e a trabalhar em conjunto para alcançar objetivos compartilhados.

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