23.6 C
Três Lagoas
domingo, 19 de maio de 2024

Rio Grande do Sul soma 100 mortos e 4 grandes rios estão acima da cota de inundação

Mais de uma semana depois do início dos temporais que castigaram o Rio Grande do Sul, o estado ainda tem quatro grandes rios com níveis acima da cota de inundação, segundo dados atualizados pela Defesa Civil no início da tarde desta quarta-feira (8).

O rio cujo nível está mais alto é o Jacuí. Medição feita no município de Rio Pardo, localizado a 310 km de Porto Alegre, mostra que, ao meio-dia desta quarta, o nível de água estava em 18,71 metros. A cota de inundação é de 16 metros.

Apesar de estar alto, de acordo com a CNN, o nível do Jacuí já registrou queda: na noite do último domingo (5), o nível era de 20 metros.

Outro que continua elevado é o rio Uruguai. Na cidade de Garruchos (750 km de Porto Alegre), o nível estava em 15,13 metros na tarde desta quarta, enquanto a cota de inundação é de 15 metros. Em Uruguaiana (650 km de Porto Alegre), o rio Uruguai atingiu 10,64 metros ao meio-dia. A cota de inundação é de 8,5 metros.

Já o rio dos Sinos, em medição feita na cidade de São Leopoldo (70 km de Porto Alegre), estava com 6,82 metros nesta quarta, enquanto a cota de inundação é de 6 metros.

O rio Gravataí, cuja cota de inundação é de 4 metros, estava com 6,11 metros na tarde desta quarta.

RIOS QUE SAÍRAM DA COTA DE INUNDAÇÃO

Outros dois grandes rios que passam pelo Rio Grande do Sul já estão com níveis abaixo das cotas de inundação: o rio Taquari, em Muçum (420 km de Porto Alegre), chegou nesta quarta a 5,82 metros, deixou a cota de inundação, mas ainda está no nível de alerta, que é de 5 metros.

O rio Caí chegou ao nível de 3,05 metros em uma medição feita na cidade de Feliz (170 km de Porto Alegre) e já está abaixo da cota de inundação, que é de 9 metros.

GUAÍBA SEGUE EM SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Rio Grande do Sul soma 100 mortos e 4 grandes rios estão acima da cota de inundação

O lago Guaíba, que banha a capital Porto Alegre, está em trajetória de queda no nível, mas a situação ainda é preocupante.

Ao meio-dia desta quarta, o nível do Guaíba chegou a 5,08 metros. Desde o início das enchentes, o nível mais alto foi de 5,33 metros, registrado na manhã de domingo e na noite de segunda-feira.

A cota de alerta do Guaíba é de 2,5 metros, enquanto a de inundação é de 3 metros. Nas históricas enchentes que atingiram a capital gaúcha em 1941, o nível do Guaíba chegou a um nível entre 4,75 e 4,76 metros.

TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL JÁ TEM 100 VÍTIMAS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, em balanço divulgado no início da tarde desta quarta-feira (8), que chegou a 100 o número de pessoas mortas em decorrência das chuvas que castigam o estado desde o início da semana passada. Há ainda 372 feridos e 128 desaparecidos.

Em todo o estado, ainda segundo a CNN, 1.456.820 pessoas foram afetadas em 417 municípios. Desse total, 163.720 estão desalojadas e 66.761 foram levadas a abrigos temporários. Veja aqui a lista das cidades afetadas.

Além das mortes confirmadas, o estado tem quatro óbitos sob investigação. Isso quer dizer que as autoridades ainda estão aguardando confirmação para saber se essas mortes têm ou não relação com as chuvas.

Veja o balanço:

Óbitos confirmados: 100

Óbitos em investigação: 4

Municípios afetados: 417

Pessoas afetadas: 1.456.820

Desalojados: 163.720

Pessoas em abrigos: 66.761

Feridos: 372

Desaparecidos: 128

MAIS CHUVA

O Rio Grande do Sul deverá continuar a receber chuvas de alta intensidade e com fortes rajadas de vento até o fim de semana, segundo previsão da Climatempo.

O estado deverá ser atingido, a partir de hoje, por uma frente fria formada após a formação de um ciclone extratropical em alto mar na Argentina. O sul do estado e as áreas que fazem fronteira com o Uruguai têm alerta para perigo extremo.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.