21.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 24 de maio de 2024

Bracell cria sua primeira turma exclusiva de mulheres da silvicultura

A Bracell recentemente inaugurou sua primeira equipe exclusivamente feminina para atividades de silvicultura. Composta por 23 trabalhadoras terceirizadas da empresa Jema Reflorestamento, parceira da Bracell, o grupo esteve inicialmente empenhado no combate às formigas e no replantio de mudas. Localizadas na região de Inhambupe e Alagoinhas, as mulheres, com idades entre 18 e 44 anos, mergulharam na rotina de uma atividade florestal que tradicionalmente foi dominada por homens.

A iniciativa visou promover a diversidade, oferecendo oportunidades afirmativas para mulheres em suas operações e garantindo remuneração equiparada à dos homens para as mesmas funções.

DEPOIMENTOS

Jamile Ribeiro, de 18 anos, destacou a importância da experiência, sendo seu primeiro emprego: “Essa experiência está sendo muito legal não só para mim, mas para todas, para tirar este tabu de ter mulheres em campo e fazer trabalhos que só homens podiam fazer”, afirmou.

Ela ressaltou ainda a atmosfera mais confortável de trabalhar em um grupo exclusivamente feminino, onde até mesmo os deslocamentos proporcionam momentos de descontração: “Está sendo ótimo. Minha visão já mudou muito. A cada dia, aprendo mais. Conheci muita coisa que é feita com o eucalipto que eu não sabia”, compartilhou Jamile.

Patrícia Conceição, de 44 anos, a motorista do ônibus que transporta a equipe, já possui experiência em dirigir diversos veículos. Ela está aproveitando essa nova fase e ressaltou a importância do amor pelo trabalho: “Eu amo o que faço. Tem dia em que chega uma pessoa de cara mais fechada, mais triste, e isso sempre vai existir. Mas se você ama o que faz, aprende a conduzir a situação e consegue superar os problemas”, destacou.

Raiane Santos, de 19 anos, também está na equipe e vê o trabalho como uma oportunidade para formar uma rede de apoio entre as mulheres: “Espero que cresça mais e mais, que entrem mais grupos de mulheres. É um trabalho puxado? É, mas é bom, porque você adquire experiência no campo”, observou. Antes, Raiane trabalhava em supermercados e lojas de roupas em Inhambupe. Agora, ela vê a nova atividade como uma mudança significativa em sua vida: “Para mim está fazendo diferença até demais! É o conhecimento, é aprender cada dia mais”, finalizou.

COMPROMETIMENTO

A Bracell está comprometida com pautas de equidade de gênero, diversidade e empoderamento das mulheres. Como signatária do Pacto Global da ONU, a empresa aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos princípios de empoderamento feminino Women’s Empowerment Principles (WEP).

Além disso, a Bracell é membro da RMF (Rede Mulher Florestal), uma organização independente que promove ações para a equidade de gênero e igualdade de oportunidades no setor florestal, historicamente dominado por homens.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.