25.7 C
Três Lagoas
sábado, 9 de novembro de 2024

Cultura sul-mato-grossense estampa kits entregues pelo Sebrae

Em EmpreendeFest 2024, palestrantes recebem presentes com produtos regionais encontrados no estado

Para reforçar a marca Sebrae e apresentar um pouco da rica cultura de Mato Grosso do Sul, durante o EmpreendeFest 2024, ocorrido em Campo Grande nos dias 2 e 3 de outubro, o Sebrae/MS entregou aos palestrantes, vindos de diversas partes do país, kits corporativos com produtos especiais feitos no estado. O destaque foi a sacola artesanal produzida por mulheres da aldeia indígena Ofaié, localizada em Brasilândia, região Leste do Estado.

Cada kit, constituído por sacolas de tecido artesanais com ilustrações indígenas que representam a cultura Ofaié, continha um baralho ilustrado com imagens do Pantanal, uma geleia artesanal e uma cachaça da região, todos produzidos por empreendedores sul-mato-grossenses.

Ao receber o presente, o palestrante Marcos Piangers não escondeu a empolgação. “Obrigado Sebrae, vocês são incríveis e inspiradores”. Outra palestrante do evento que aprovou os itens locais foi Isabela Matte. “A bolsa é linda e eu amo baralho, jogo cartas sempre. Muito obrigada Sebrae pelo presente, convite e confiança”, disse.

Uma caravana formada pelos indígenas da aldeia Ofaié esteve no evento realizado em Campo Grande, no dia 3 de outubro. Ramona Coimbra Pereira, vice-cacique da Aldeia Ofaié e líder das artesãs, enfatizou a importância desta parceria com o Sebrae, que desde a realização do curso Empretec na aldeia Ofaié – o primeiro Empretec Indígena no Brasil – as artesãs não pararam mais de produzir e já pensam na expansão de seus negócios.

“Desde que participamos do Empretec, nossa comunidade viu muitas mudanças. Aprendemos a planejar melhor nossos projetos e a trabalhar de forma mais organizada. Produzir essas sacolas para um evento tão grande como o EmpreendeFest foi uma experiência única e estamos muito felizes com o resultado. Tivemos pouco tempo para organizar tudo, fizemos uma força-tarefa em nossa aldeia e deu certo. Esperamos que todos os palestrantes gostem dos presentes, pois eles foram feitos com muita dedicação e carinho”, disse.

“Esta ação é extremamente significativa, tanto para o Sebrae quanto para a comunidade indígena Ofaié, pois reforça o impacto contínuo do nosso trabalho em apoiar o empreendedorismo e a autonomia dessas artesãs. Ao incluir suas produções no EmpreendeFest, estamos promovendo o reconhecimento do artesanato local e proporcionando uma nova oportunidade de geração de renda”, avalia Josi Signori, gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS.

Capacitação em empreendedorismo

A produção dos 50 kits/sacolas para o EmpreendeFest é resultado da continuidade do trabalho iniciado na aldeia Ofaié pelo Sebrae, em 2024. Em abril deste ano, 30 mulheres artesãs da comunidade participaram do primeiro Empretec Indígena do Brasil, realizado em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Brasilândia.

A capacitação, que aconteceu entre os dias 8 e 13 de abril, visou desenvolver as competências empreendedoras dessas mulheres e fortalecer suas iniciativas de negócios. A metodologia, criada pela ONU e aplicada no Brasil pelo Sebrae há mais de 30 anos, foi adaptada para esse público, especialmente em relação ao idioma Ofaié.

Nos próximos meses, o Sebrae levará o curso Empretec a mais aldeias em Mato Grosso do Sul, que, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o terceiro estado em número de indígenas no Brasil.

Mais informações sobre as ações do Sebrae/MS podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.ms.sebrae.com.br.

Fonte: ASN MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.