24.3 C
Três Lagoas
sábado, 7 de dezembro de 2024

Renato Spera assume presidência da Associação de Suinocultores de MS

Em uma eleição unânime realizada nesta terça-feira (5), Renato Leandro Spera, assumiu a presidência da Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas) para o biênio 2025/2026. Com uma trajetória sólida na suinocultura, Renato traz sua experiência para liderar o setor em um momento de crescimento e inovação tecnológica no Mato Grosso do Sul. O ex-presidente, Milton Bigatão, na nova diretoria passa para o cargo de vice-presidente de terminação.

Nascido em Assis, São Paulo, Spera chegou ao Mato Grosso do Sul em 2002 para trabalhar na Seara Alimentos, onde permaneceu por sete anos. Foi durante esse período que iniciou sua relação com a suinocultura, fundando posteriormente sua própria granja e se dedicando exclusivamente ao setor. Atualmente, Spera é um dos produtores locais de destaque, com uma estrutura de terminação que comporta 4.200 animais prontos para o abate, localizada no município de Jateí, a 70 km de Dourados. “A suinocultura é minha paixão e meu compromisso profissional há mais de 20 anos”, afirma.

Sua história com a Asumas começou em 2004, quando ainda trabalhava na Seara. Na época, foi convidado a integrar a associação, despertando nele o interesse pelo associativismo e pela organização de classe, uma característica que diferencia o setor de suínos no estado. “Nossa suinocultura é um exemplo de coesão e organização, algo que atrai a atenção de outras culturas, como a bovinocultura. Esse modelo é fundamental para o crescimento sustentável do setor”, destacou Spera.

Entre os desafios da nova gestão, Spera aponta a necessidade de fortalecer o desenvolvimento sustentável das propriedades, com foco em rentabilidade, inovação e impacto social. “Nossa meta é promover uma suinocultura que seja economicamente rentável, ambientalmente responsável e socialmente inclusiva”, enfatizou. Alinhado aos objetivos do governo estadual para 2030, o novo presidente pretende incentivar a implementação de tecnologias como energia solar e biogás, além de melhorar os padrões de biossegurança e modernização das propriedades, visando a exportação e a sustentabilidade.

Spera também pretende dar continuidade à organização institucional que caracteriza a Asumas, reforçando o papel da associação na intermediação entre políticas públicas e privadas para o benefício dos produtores. Um dos focos de sua gestão será o programa “Leitão Vida”, um incentivo governamental que passará a ser auditado pela associação, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento nas propriedades, beneficiando tanto os pequenos quanto os grandes produtores.

A presidência de Renato Spera traz uma visão de futuro para a suinocultura no Mato Grosso do Sul, com um compromisso de promover a rentabilidade e a sustentabilidade, garantindo que o setor siga como um dos principais motores de desenvolvimento econômico e social do estado.

Diretoria Biênio – 2025/2026

Presidente: 
Renato Leandro Spera

Vice-Presidente Ciclo Completo:
Eleiza Moraes Machado

Vice-Presidente Cooperativa:
Vinícius Siemionko Suris

Vice-Presidente Produtores de leitões:
Cid de Miranda Finamore

Vice-Presidente Terminação:
Milton Bigatão

Primeiro-Secretário:
Diego Freitas Silveira

Primeiro-Tesoureiro:
Alessandro Henrique da Silva Boigues

Diretor Técnico:
Dulcemar José Grando

Conselho Fiscal Titular:
1. Celso Philippi Júnior
2. Neimar Bezerra de Oliveira
3. José Ivan Alves Leite

Conselho Fiscal Suplente:
1. Ercio José Posselt
2. Élcio da Fonseca Cação
3. Fernando de Castro

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.