Risco principal envolve ventos extremos, tempestades e granizo; ausência de um dos “ingredientes” pode impedir a formação do fenômeno
A região leste de Mato Grosso do Sul segue com condições atmosféricas favoráveis à formação de tornados nesta sexta-feira (12). Caso o fenômeno ocorra e toque o solo, pode causar destruição localizada, como a registrada recentemente em Rio Bonito do Iguaçu (PR), no início de novembro. A previsão é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Mesmo assim, a previsão já indica fortes rajadas de vento e tempestades intensas para a área, incluindo Paranaíba, Três Lagoas, Água Clara e Inocência, próximas às divisas com São Paulo, Goiás e Minas Gerais.
Apesar do cenário favorável, um dos elementos essenciais para a formação de tornados, a forte divergência em altos níveis da atmosfera, responsável por sustentar o movimento vertical das nuvens, não está presente no momento na região.
Sem essa sustentação, diminui a chance de que tempestades evoluam para supercélulas, estrutura necessária para gerar tornados. A ausência desse “ingrediente” pode impedir que o fenômeno se configure, mesmo com a presença de outros fatores propícios.
Ainda assim, tempestades significativas podem ocorrer.
O Inmet renovou o aviso de tempo severo para Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (12).
Municípios do extremo sul estão sob alerta de “grande perigo”, e outras 53 cidades podem registrar chuva intensa, ventos acima de 100 km/h e queda de granizo. O aviso destaca risco de precipitação superior a 60 mm por hora ou 100 mm no dia.
A expectativa é de que a área abrangida pelo alerta seja ampliada ao longo do dia, com possibilidade de temporais principalmente na faixa limítrofe com o Paraná. Em Campo Grande, a chuva pode ocorrer, mas com menor intensidade do que no sul do Estado.
(*) Nathalia Santos




