19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026

Morre aos 87 anos o ex-governador de Mato Grosso do Sul Marcelo Miranda Soares

O ex-governador de Mato Grosso do Sul estava internado no Hospital Unimed, em Campo Grande. Segundo informações da família, Marcelo Miranda sofreu falência renal e apresentou agravamento progressivo do quadro clínico, com comprometimento de outros órgãos, que deixaram de funcionar gradativamente

Mato Grosso do Sul perdeu nesta terça-feira (23) uma de suas mais importantes lideranças políticas. Morreu, aos 87 anos, o ex-governador Marcelo Miranda Soares, personagem marcante da história administrativa e política do Estado desde os primeiros anos após sua criação.

Nascido em Uberaba (MG), em 1º de dezembro de 1938, Marcelo Miranda chegou ao então Mato Grosso na década de 1960, quando participou das obras da Usina Hidrelétrica de Jupiá, em Três Lagoas. Engenheiro civil de formação, construiu em Mato Grosso do Sul uma trajetória pública que o levaria aos mais altos cargos da política estadual.

PROJEÇÃO POLÍTICA

Sua carreira política ganhou projeção em 1976, quando foi eleito prefeito de Campo Grande. Três anos depois, foi nomeado governador de Mato Grosso do Sul, tornando-se um dos primeiros dirigentes do Estado recém-criado. Em 1982, conquistou uma cadeira no Senado Federal e, em 1986, voltou ao Governo do Estado pelo voto popular, exercendo mandato entre 1987 e 1991.

Durante sua segunda gestão, Marcelo Miranda participou de um período decisivo para a consolidação de Mato Grosso do Sul. Seu governo ficou marcado pela criação de municípios, investimentos em infraestrutura e expansão da rede educacional, contribuindo para o desenvolvimento de diversas regiões do Estado.

Ao longo das últimas décadas, manteve fortes vínculos com a região leste sul-mato-grossense, especialmente com Paranaíba, município onde sua família construiu raízes políticas e sociais. Um de seus filhos, Paulo Henrique Cançado Soares, exerceu mandato como vereador na cidade, reforçando a ligação da família com a comunidade paranaibense.

LEGADO

Marcelo Miranda deixa um legado associado à formação institucional de Mato Grosso do Sul e à construção de políticas públicas em um período fundamental da história estadual. Sua morte encerra um capítulo importante da política sul-mato-grossense, marcado pela atuação de um dos governadores que ajudaram a moldar os rumos do Estado nas décadas de 1970 e 1980. Autoridades, lideranças políticas e familiares manifestaram pesar pela perda de um dos nomes mais influentes da história política de Mato Grosso do Sul.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.