17/10/2003 11h26 – Atualizado em 17/10/2003 11h26
Hoje, produtores, profissionais e pesquisadores da mandiocultura terão a oportunidade de discutir melhorias e avanços para o setor no Mato Grosso do Sul. Trata-se do “Dia da Mandioca”, que acontece durante o MS Faz Tecnologia, no Sebrae/MS. O evento tem como objetivo apresentar as novas tecnologias na seleção, cultivo e preparo de produtos a base de mandioca.
A programação do encontro inclui temas como novas variedades de mandioca em pesquisa no Estado, além de tecnologias de produção em pequenas unidades fabris. Também faz parte da programação uma mesa redonda, que irá tratar de temas como produção de chips da mandioca, fritura e produção de ração extrusada, entre outros. Os participantes poderão ainda degustar de alimentos e produtos derivados da mandioca.
Câmara Setorial da Mandioca – Tomando como base os diversos problemas e dificuldades enfrentados pelos produtores do Estado foi criada, há pouco menos de um ano, a Câmara Setorial da Mandioca, responsável por organizar e alavancar este setor em Mato Grosso do Sul. A Câmara é formada por diversas instituições ligadas ou interessadas neste setor, como Banco do Brasil, Sebrae/MS, Famasul, além de diversas associações de produtores.
De acordo com Paulo do Valle, integrante da Câmara e consultor do Sebrae/MS, a associação pode ser definida como um fórum de discussão dentro deste setor, que busca resolver, junto às instituições competentes, as deficiências e reivindicações descritas pelos produtores.
Inovação – A massa alimentícia de mandioca é uma das últimas novidades do setor alimentício. Trata-se de um produto orgânico, rico em sais minerais e fibras. Feito com matéria prima 95% nacional, o macarrão promete custar 30% menos que o produzido com trigo.
O projeto, de autoria de Paulo do Valle e Antônio Hercílio, recebeu o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2002 – Região Centro-Oeste. Concorreram ao prêmio 40 projetos, sendo 38 nas categorias Processo, Produto, Micro e Pequena Empresa, e dois na categoria Instituições de Pesquisa.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o macarrão de mandioca é 35% menos calórico, possui teor de fibras 16,5% superior, além de ser orgânico e aditivado com ferro, cálcio e potássio. Para os alérgicos, ainda há a versão sem glúten. Já foram desenvolvidas também variações do macarrão com vitaminas A e C, para a merenda escolar. “Por ser um produto derivado de uma cultura com pouca ou nenhuma incidência de adubo químico, defensivo, inseticida e herbicida, o consumidor poderá ter acesso a um alimento mais saudável”, afirma Paulo do Valle. A massa alimentícia será uma das receitas disponíveis para degustação durante o evento.
O MS Faz Tecnologia é promovido pelo Sebrae/MS e segue até o dia 24 de outubro. O objetivo é promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na gestão dos pequenos negócios inseridos em arranjos produtivos e setores prioritários para o Estado, através da disseminação de conceitos e conhecimentos.
A entrada é franca e os interessados em participar do evento podem confirmar reserva ou obter informações pelo telefone 2106-5511.
Fonte:Agora MS