04/10/2003 08h05 – Atualizado em 04/10/2003 08h05
O veterinário Vili Schulz participou do curso Repasto, na Embrapa Agropecuária Oeste, encerrado nesta sexta-feira em Dourados, onde foram abordados temas como a Reforma de Pastagens, Adubação de Manutenção de Pastagens, Genético Animal, Controle Estratégico de Parasitas, Crédito Agrícola, Administração Agrícola e Gestão Ambiental, contando com participantes de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
O curso envolveu agrônomos, veterinários e zootecnistas. Segundo Schulz o encontro serviu para atualizar os conhecimentos técnicos desenvolvidos pela Embrapa que é um órgão reconhecido mundial.
O veterinário douradense observou também que o maior foco do debate foi relacionado com a degradação das pastagens brasileiras, necessitando atualmente de uma adubação de correção e manutenção do solo, para melhorar a lotação animal nestas pastagens.
Schulz, alerta para o aumento em cerca de 28% da área de plantio de grãos no Estado, inclusive na Região do Cone Sul, num local considerado de terra arenosa, antigamente restrita somente para pastagens.
“Com o uso das técnicas apresentadas no curso é possível fazer com que a pecuária estadual e nacional aumente sua produção de carne num menor espaço de tempo utilizando a mesma área”, disse Schulz.
Fonte:Agora Ms