16.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de julho de 2025

Irã e Aiea fixam bases de cooperação

04/10/2003 08h48 – Atualizado em 04/10/2003 08h48

Os iranianos e os especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) fixaram as dimensões e a base de sua cooperação, informou hoje uma autoridade do Irã.

Citado pela emissora de televisão estatal, Ali Akbar Salehi, representante do Irã na Aiea, não precisou quais são as dimensões, mas garantiu que as discussões com o chefe da delegação da Aiea, Pierre Goldschmidt, que chegou a Teerã na quinta-feira, “foram concluídas num clima de otimismo total e com a satisfação de ambas as partes”. Goldschmidt encerrou sua visita na noite de sexta-feira, acrescentou Salehi.

O representante iraniano não explicou como o Irã deve colaborar com os inspetores, cuja missão foi qualificada de decisiva pela Aiea. No entanto, falou sobre novas perguntas que, segundo ele, serão respondidas muito em breve. O Irã, ressaltou, deseja o fim de algumas ambigüidades, argumento utilizado pelas autoridades do país para explicar suas dúvidas quanto a aceitar um controle mais rigoroso de seu programa nuclear.

Em meados de agosto, a Aiea estabeleceu um prazo até 31 de outubro para que o Irã apresente garantias de que não está fabricando armas nucleares sob a proteção de seu programa nuclear civil. Se as respostas não forem consideradas satisfatórias, o tema pode ser enviado para a apreciação do Conselho de Segurança da ONU e resultar em sanções internacionais.

A resolução da agência das Nações Unidas pede a Teerã a assinatura, ratificação e aplicação rápida e sem condições do protocolo adicional ao Tratado de Não Proliferação (TNP).

Fonte:Agora MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.