03/10/2003 14h39 – Atualizado em 03/10/2003 14h39
Resende: Leis para deficientes físicos precisam ser bem aplicadas
O deputado federal Geraldo Resende (PPS-MS) disse que o Brasil não precisa de mais leis para essa parcela da população, mas sim de aplicar bem as que já existem. Ele citou o artigo 2º do Decreto 3298 de 1999, que incumbe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício seus direitos básicos e outros decorrentes da Constituição e das leis, que propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.
“Imaginem se todos os meios-fios de ruas tivessem dois metros de altura, se as repartições públicas ficassem no alto de escadas magiro e se as notas de dinheiro fossem todas em branco?”, inquiriu Resende, ao ressaltar que é nesse mundo que um contingente expressivo de 18 milhões de brasileiros vivem, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que atestam que 10% da população do País são portadores de algum tipo de deficiência física, mental ou sensorial.
Geraldo Resende destacou ainda que, mesmo diante de preconceitos e da falta de sensibilidade do poder público e da população para os problemas e dificuldades enfrentados, os deficientes físicos demonstram invejável grandeza e capacidade de superação.
Fonte:Midiamax News