03/10/2003 15h13 – Atualizado em 03/10/2003 15h13
O prefeito de Dourados Laerte Tetila abriu, nesta sexta-feira, palestra sobre os efeitos nocivos do álcool para vigias de escolas municipais e centros de educação infantil. A palestra, organizada pelo Departamento dos Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi proferida pelo psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Leopoldo Ortiz. O evento aconteceu na Semed.
A idéia da palestra é mostrar os prejuízos que o uso nocivo do álcool pode causar, mesmo que o consumo da bebida seja pequeno. “Embora o uso abusivo esteja associado a acidentes graves, é bom lembrar que há muitos riscos ligados ao pouco consumo da bebida”, afirma o especialista ao lembrar dos prejuízos que o efeito do álcool pode ocasionar como acidentes de trânsito, homicídios e até mesmo destruição do ambiente familiar.
O álcool tem o poder de relaxar e reduzir o senso crítico. Sob o efeito do álcool, mesmo que eventual, uma pequena brincadeira pode se tornar motivo de briga. No meio familiar, o que poderia ser resolvido em conversa acaba em ofensa”, salienta Pedro Leopoldo. “Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas é um facilitador para o uso de drogas e complicações clínicas”, explica.
Outros problemas apresentados pelo psiquiatra foi o comprometimento da saúde daqueles que acabam aumentando o consumo de bebida alcoólica como impotência sexual, problemas cardíacos, diabetes e problemas cerebrais. Mas as palestras surtem efeito, segundo Pedro Leopoldo, há estudos que comprovam que muitas pessoas deixam de beber ou diminuem o consumo apenas em participar de palestras sobre o assunto.
Fonte:Dourados News