03/10/2003 15h38 – Atualizado em 03/10/2003 15h38
A secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, vai inaugurar em Campo Grande, na segunda-feira, o Centro Recomeçando, destinado ao atendimento de adolescentes usuários de drogas ou álcool. No local, cujo regime será de internação, haverá atividades que elevem a qualidade de vida e resgatem a auto-estima e disciplina do jovem.
O Centro tem capacidade para atender, inicialmente, 20 adolescentes do sexo masculino, com comprometimento médio leve, na faixa etária de 12 a 18 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino e que têm o acompanhamento familiar.
A chácara tem três dormitórios coletivos, refeitório, salas de aula, quadra poliesportiva, ambulatório médico-psiquiátrico, salas para grupos de partilha, TV, leitura, múltiplas atividades e tanque de psicultura. Oferece, além do ensino regular, atendimento pedagógico, psicossocial, terapêutico e psiquiátrico, desenvolvendo atividades culturais, esportivas e laborais (psicultura, horticultura e agropecuária).
Os jovens serão encaminhados através das escolas da rede pública, conselhos tutelares e juizados e promotorias da Infância e Juventude. A permanência prevista é de seis meses para tratamento e três meses para reinserção familiar, atendendo avaliação técnica.
O projeto é executado pela Setass em parceira com a Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal ), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Cedro-Amor Exigente, Idaterra, Secretarias de Estado de Saúde e de Educação e com Fundações do Trabalho, de Cultura e do Desporto e Lazer e apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Estadual Antidrogas e do Juizado e Promotoria da Infância e Adolescência.
Fonte:Campo Grande News