10/09/2003 08h45 – Atualizado em 10/09/2003 08h45
Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, mais de 15 mil crianças menores de cinco anos, foram vacinadas contra a pólio, representando 93,2% da meta de estipulada pelo Ministério, que era de vacinar 17.091.775 crianças. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), coberturas na faixa dos 95% já garantem a proteção contra a doença, que ainda afeta vários países no mundo.
Graças às ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado há 30 anos, desde 1989 o país não registra nenhum caso de poliomielite. Mas como a doença não está erradicada em todo o mundo, podendo haver o risco da reintrodução do poliovírus no Brasil, o Governo Federal investe todos os anos nos dias nacionais de vacinação, que incentivam os pais a vacinarem os filhos.
A primeira etapa da campanha, em junho deste ano, atingiu 98,3% da meta . Para a OMS, além de manter a doença erradicada nos países que já eliminaram a transmissão, como o Brasil, esse dado contribui para a erradicação da poliomielite no mundo. A estimativa é que até 2005 todos os países do mundo consigam eliminar a pólio.
O resultado final da segunda etapa será divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 1º de outubro.
Fonte: O Liberal



