20.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de julho de 2026

Bush liga para Lula e diz que document.write Chr(39)valoriza o Br

09/09/2003 07h56 – Atualizado em 09/09/2003 07h56

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou nesta segunda-feira de manhã ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da conferência da Organização Mundial do Comércio (OMC), que acontece em Cancún, no México, a partir desta quarta-feira.

De acordo com o Itamaraty, que divulgou a informação, o presidente americano sublinhou a importância da reunião para o futuro do comércio internacional e manifestou sua satisfação com o acordo fechado no dia 30 de agosto sobre medicamentos.

Bush disse ainda que “valoriza o papel do Brasil na OMC” e que o representante especial para Comércio dos Estados Unidos, Robert Zoellick, vai procurar o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em Cancún “para que os dois países trabalhem juntos na promoção de um consenso”.

Lula disse que Amorim está sendo instruído a trabalhar “ativamente” pelo consenso na reunião e afirmou que o Brasil “quer preservar e fortalecer a OMC e o sistema multilateral de comércio”.

document.write Chr(39)Retrocessodocument.write Chr(39)

Analistas temem que a falta de entendimento sobre a questão agrícola na reunião de Cancún – o setor que mais interessa ao Brasil – pode representar um retrocesso na questão do comércio internacional.

De acordo com o relato do Itamaraty, Lula disse a Bush que, sem avanços significativos na negociação agrícola, não será possível avançar nas demais áreas.

O presidente lembrou que o texto preparado pelo presidente do Conselho da OMC não satisfaz o Brasil na área de agricultura.

Por isso o país preparou, junto com outros países em desenvolvimento, uma outra proposta. Esse grupo, chamado de G-20, representa países onde vivem 65% da população rural e cerca de metade da população mundial.

Lula também disse ao presidente americano que o Brasil considera a conferência de Cancún “uma oportunidade valiosa para orientar os futuros trabalhos da Rodada de Doha”, que começou a ser negociada em novembro de 2001 e deve ser concluída em janeiro de 2005.

Fonte:BBC Brasil

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.