20.7 C
Três Lagoas
domingo, 5 de julho de 2026

Fêmeas Elite são destaques no 2º Leilão Cambira

14/08/2003 14h02 – Atualizado em 14/08/2003 14h02

A Fazenda Cambira realizará no dia 23 de setembro, às 20 horas, no Tartessal da Casa do Folclore, em Uberaba (MG), o “2º Leilão Cambira & Convidados”. Organizado pela Remate Leilões, o evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural, no terceiro dia de julgamento da Expoinel 2003 ­ Exposição Internacional de Nelore, o maior evento da raça no planeta.

O leilão terá 35 lotes, entre animais e embriões da raça Nelore Mocho de elite, dos quais estarão à venda 31 fêmeas, futuras doadoras e animais de pista. Serão ofertados também três lotes de embriões, oriundos de doadoras, com produção comprovada nacionalmente nas pistas de julgamento, e um macho do time de pista da Fazenda Cambira, cuja genética poderá ser repassada a plantéis de PO ou para central de inseminação artificial.

Para este leilão, a Fazenda Cambira convidou a Agropecuária Comercial Conquista, Aropecolival Tenório, Amauri Gouveia, Antonio José Junqueira Vilela, Argeu Fogliato, Braspelco, Carlos Fredercio Freitas, Carlos Viacava, Cia. Comercial OMB, Djalma Bezerra, Fazenda Nossa Senhora Aparecida, Fazenda Oriente, Estância Amanhecer, Helena Propheta, Laura Lunardelli Barreto, Li Teixeira de Rezende, Luiz Carlos Marino, Manoel Carlos Barbosa, Serafim Meneghel, Sílvio Tuma Salomão, Udelson Nunes Franco, Varrela Pecuária Ltda. e Cambira Agropecuária.

Destaques em 2003:

André Ferreira, titular da Cambira Agropecuária, aponta como destaques a matriz Portela Cambira, campeã em várias exposições e da Expozebu 2002, na categoria Novilha Menor, colocada à venda com bezerra ao pé. Menta Cambira, filha de Rapilho x vaca em Ordenado OB, tirada do time de doadoras da Fazenda, que está prenha de Ranchi Ipê Ouro e vai à Pakar POI OT, com 69 meses e peso de 850 quilos.

Outras destaques são as fêmeas Reflexão e Reportagem e o macho Palmito Cambira. Reflexão merece atenção porque sua mãe, a vaca Izadora TE Cambira, que é filha de Rapilho, é uma das melhores matrizes para habilidade materna no PMGRN-USP, o mais completo programa de melhoramento genético do país. Reportagem é filha de Berimbau da GR em vaca 1646 MN. Aos 23 meses, ela irá parir do Big Ben, da Santa Nice ­ reprodutor que dispensa comentários. Já Palmito, registra várias premiações entre as quais está a de Reservado Grande Campeão da Expoinel Passos (MG) 2002, e de Touro Jovem, de Barretos (SP), em 2003.

Este ano, dos 35 lotes à venda, 18 são da Cambira e 17 de convidados especiais que atuam em Nelore Mocho. “A maior alegria para a Fazenda Cambira é rever os criadores que adquiriram animais no leilão do ano passado e ficaram satisfeitos com as compras, fato que comprova a qualidade genética negociada e avaliza os investimentos de 2002”, lembra André Ferreira.

Melhoramento Genético:

Desde 1984, a Fazenda Cambira integra o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore, coordenado pelo professor Raysildo Lobo, da USP Ribeirão Preto. A Cambira foi a 14ª Fazenda a inscrever-se no programa, que envolve mais de 100 diferentes selecionadores de Nelore e Nelore Mocho de todo o Brasil, avaliando uma população bovina superior a 200 mil animais.

Quem adquire animais da Cambira também vê na própria criação os ganhos em melhoria. Leva qualificação genética a toda prova, atestada pela premiação nas pistas e permanente destaque no Ranking Regional da ACNB desde 1992. Seus animais são encontrados praticamente em todos os estados brasileiros e em alguns países como Estados Unidos e Bolívia, para onde já foram exportados.

Animais como Orgulhosa, Portela e Nike compõem o quadro de um trabalho bem orientado de coleta e transferência de embriões de 40 doadoras escolhidas a dedo no plantel Cambira, pelo proprietário da Ipê Ouro (Uberaba/MG), Arnaldo Manuel de Souza Borges, o Arnaldinho, um dos mais profundos conhecedores de Nelore do país.

Fonte: CONTATOCOM – COMUNICAÇÃO EM AGRONEGÓCIO & MEIO AMBIENTE

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.