23/05/2003 09h47 – Atualizado em 23/05/2003 09h47
HONG KONG (CNN) — A Organização Mundial de Saúde (OMS) suspendeu, nesta sexta-feira, os alertas contra viagens a Hong Kong e à província chinesa de Guangdong, os quais haviam sido motivados pela epidemia de Sars (síndrome respiratória aguda grave).
Foi justamente na província de Guangdong que as autoridades sanitárias acreditam que o surto da chamada pneumonia asiática teve origem.
Nesta sexta-feira, pelo vigésimo dia consecutivo, autoridades de Hong Kong informaram que o surgimento de novos casos da doença e também o número de mortos não passaram de 10.
A OMS elogiou o esforço dos chineses para controlar a epidemia nas duas áreas.
“Fico satisfeita em informar que, devido aos esforços das autoridades sanitárias locais e nacionais, com o apoio da OMS, os surtos em Guangdong e em Hong Kong estão sendo contidos”, declarou Gro Harlem Brundtland, diretora-geral da OMS.
O administrador de Hong Kong, Tung Chee-Hwa, saudou a decisão do organismo mundial, mas alertou a população que é preciso manter a atenção e a prevenção.
A China, de sua parte, relatou quatro mortes e 26 novos casos de Sars na quinta-feira em Pequim e no norte do país, o que significa um avanço em relação aos três dias anteriores, quando o número de doentes ficou abaixo de 20.
A OMS ainda mantém um alerta contra viagens não-essenciais a Pequim, a área mais afetada no mundo pela pneumonia atípica.




