18 C
Três Lagoas
quarta-feira, 10 de junho de 2026

Prevenção do câncer através do teatro

09/04/2003 15h22 – Atualizado em 09/04/2003 15h22

Com objetivo de executar ações de prevenção e tratamento dos fatores de risco de câncer, com ênfase no tabaco, um dos principais agente causadores dessa doença, teve início na última segunda-feira, 07 de abril, treinamento com técnicas de teatro, junto aos Agentes Comunitários e Técnicos da Gerência Municipal de Saúde, que em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, estarão até o próximo dia 09 trabalhando esses profissionais no setor, que posteriormente se tornarão multiplicadores de informações junto à comunidade.

Essa oficina de teatro, realizado no anfiteatro da Unidade I do Centro Universitário de Três Lagoas (UFMS), terá uma carga de 20:00 horas ministradas por componentes do Grupo “Curumins”, uma companhia de Campo Grande e servidores do Governo.

Silvana Fontoura Dorneres, psicóloga e Coordenadora Estadual do Programa de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer, ressalta que esse trabalho também estará sendo levado a diversas cidades do Mato Grosso do Sul, capacitando profissionais da área de saúde para disseminarem métodos e formas de combate ao tabagismo com apresentações teatrais, principalmente em escolas. “Isso é importante para a sociedade no sentido de, com o tempo, diminuir o número de pessoas que tenham doenças que possam ser evitadas e prevenidas.

Um trabalho realmente de “formiguinhas”, pois a prevenção não aparece de um ano para o outro, pois daqui a alguns anos, será possível trabalhando dia a dia, conseguir estabilizar os índices de câncer em nosso país”.

ATENDIMENTOS A FUMANTES

Para Silvana, com ações como essa o município poderá estar dando um “passo largo” em direção ao tratamento e prevenção de doenças relacionadas com o consumo do tabaco, a má alimentação, a vida sedentária, entre outros problemas. Segundo a coordenadora a cidade deverá contar em pouco tempo com um tratamento ambulatorial específicos para pessoas fumantes, estas que deste o ano passado – Agosto de 2002 – passaram a ser reconhecidas como portadoras de doença. Dentro deste aspecto, existe um programa subsidiado pelo SUS e será oferecido à nível municipal, sob orientação do Estado diretrizes do Ministério da Saúde ( Instituto Nacional do Câncer ).

Após contatos com a Gerência Municipal de Saúde, que estará desenvolvendo o Programa, ficou praticamente definido que o local do ambulatório para tratamento de fumantes estará funcionando no Centro de Atendimento psicossocial (CAPS), a ser entregue oficialmente á comunidade ainda este ano.

Fernando Cruz, teatrólogo que estará participando da Oficina declarou que o objetivo será trabalhar com os Agentes de Saúde, as técnicas de teatro para que delas se utilizem na montagem dos seus trabalhos, levando informações aos munícipes no combate a fatores de riscos e maus hábitos prejudiciais à saúde, como o tabagismo, o alcoolismo, a má alimentação e outros. Ao ser questionado sobre a eficácia de se trabalhar pessoas que desconhecem estas técnicas ele foi enfático ao comentar que “parte-se da idéia que o ator social é todo aquele que tem algo e vontade de falar sobre o assunto. No momento em que alguém tem vontade de se comunicar, automaticamente estará trabalhando estas questões com sua expressão corporal e comunicativa”, concluiu.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.