25.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Lula aguarda eleição no Congresso para definir datas de reformas

20/01/2003 10h59 – Atualizado em 20/01/2003 10h59

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva aguarda a definição das eleições da direção da Câmara e do Senado para definir o período em que as reformas da Previdência e tributária serão enviadas ao Congresso. Lula mantém, no entanto, o cronograma de enviar a proposta previdenciária neste ano.

O secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, explicou que a definição da ordem das reformas obedecerá o caráter técnico. As lideranças do Congresso deverão definir junto ao Congresso se é conveniente, por exemplo, enviar duas reformas neste ano. Dulci disse que serão estas lideranças que dirão ao governo se será viável a aprovação de duas reformas polêmicas em apenas um ano.

A senadora Heloísa Helena (PT-AL) defendeu como prioridade do governo a reforma tributária. Para ela, a ordem das discussões no Executivo está errada. A discussão da mudança da tributação seria uma forma de dinamizar a economia e de compensar o sistema produtiva, de acordo com a senadora.

“Não se pode fazer a reforma da Previdência legitimando a cantilena enfadonha de questões fiscais e a penalização do servidor público”, disse.

Ao contrário da senadora, Dulci argumentou que a reforma da Previdência dará uma sinalização positiva para o mercado sobre o impacto da redução do déficit nas contas do governo.

Fonte: Folha Online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.