34.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 17 de abril de 2026

Safra pode bater recorde de 110 milhões de toneladas

24/10/2002 09h32 – Atualizado em 24/10/2002 09h32

A próxima safra brasileira de grãos deverá ficar entre 104,9 milhões de toneladas e 110,6 milhões de toneladas, um volume inédito na história agrícola do país, em qualquer das duas alternativas. Segundo anúncio feito ontem pelo ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, na primeira hipótese, haverá um aumento de 8,1% e, na segunda, de 13,9% sobre a última colheita, que ficou em 97,13 milhões de toneladas.

A colheita do ano passado estava estimada em 98,6 milhões de toneladas, mas foi reduzida por conta de uma quebra de 700 mil toneladas na colheita de trigo, devido a problemas climáticos. O ministro Pratini de Moraes disse que a próxima colheita resultará de um plantio de 40,13 milhões a 41,8 milhões de hectares, praticamente a mesma área do ano passado.

Segundo Pratini de Moraes, o aumento previsto para a safra 2002/03 virá basicamente do aumento da produtividade – mais de 70% nos últimos 10 anos –, apesar da desvalorização cambial que elevou o preço dos insumos e provocou a redução de algumas culturas, como o milho. Nesse sentido, o ministro criticou a elevação da taxa de câmbio, embora a exportação do agronégocio esteja sendo altamente beneficiada pela desvalorização do real frente ao dólar.

“O aumento do dólar é ruim para o agronegócio porque eleva o preço de outros produtos e dos insumos no mercado interno, além de não se traduzir em aumento da produção. A elevação do câmbio só contribui mesmo é para a redução das importações”, afirmou. Para o ministro, uma taxa ideal de câmbio deveria oscilar entre R$ 2,50 a R$ 2,80 para cada dólar.

Fonte: Gazeta do Povo

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.